Shameless não é uma série que possa ser chamada de ruim em hipótese alguma. Talvez você tem visto e não tenha se identificado com nada, ou não gostado da série por algum motivo mais ruim Shameless não nasceu para ser. Eu não sei se a série é simplesmente uma cópia da original britânica (por não a vi) ou se foi feito um trabalho de reconstrução da histórias para a audiência americana. O fato é que ela acertou.
Foram 12 episódios extremamente coerentes entre si, dando continuidade as histórias sem furos, sem erros e mostrou tudo que disse que ia mostrar a mais um pouco. Parafraseando com o bordão do nosso ex-presidente, nunca antes na minha história com série eu vi uma família tão de pernas para o ar quanto os Gallaghers. Até então eu achava que os Hack's de The Middle eram bagunceiros e complicados, mais essa família mostrou um novo conceito para disfuncional.
O season finale terminou de amarrar todos os principais nós da temporada e guardou grandes surpresas. Se você ainda não assistiu o episódio é provável que ache as próximas linhas cheias de spoilers. Acho que uma das maiores surpresas não foi nem com os personagens principais e sim com Eddie, pai de Karen e ex-marido de Sheila(que começou a sair de casa!!), que após humilhar a filha, teve sua cota de humilhação após todos os seus colegas de trabalhos assistirem um vídeo erótico feito por Karen junto com Frank. Após tudo ele resolver por fim aos problemas. Um buraco num lago congelado, um bloco de concreto amarrado as pernas, um mergulho. Fim dos problemas. Ainda dentro deste contexto, houve a reconciliação entre Lip e Karen, que, ao parecem, decidiram dar uma chance ao relacionamento, ainda mais depois de tudo que aconteceu.
No outro lado da história, Steve propôs a Fiona uma viagem, longe dos problemas, das crianças, de contas para pagar. Tudo indicava que ela ia com ele para Costa Rica, ou o Rio, ainda mais depois do apoio de Verônica e a benção de Lip. Mais ela deixou o metrô ir embora... O mais legal de todo e episódio foi a forma de amarrar as principais pontas e deixar os cliffhangers, os famosos ganchos para a segunda temporada, de um modo subentendido. Todos que veem o episódio consegue entender o que ficou para ser explorado na segunda temporada, sem a mania chata da maioria das séries em cortar a cena no auge da emoção e nos deixar pensando! Saber fazer um season finale é uma arte que poucos dominam.
Quanto ao Frank, bem, depois de um banho, vai continuar bêbado, ferrado, caído pelos cantos e dormindo na rua. Como podem ver, um dia normal!
E e o fim de uma série é o momento ideal para começar a outra. Desta fez, sucedendo Shameless veio a comentada e diversas vezes adiada Body of Proof, trazendo Dana Delaney como Megan Hunt, uma atrevida e solitária médica legista, que após acidente, teve que largar sua profissão de salvar vidas e passar a desvendar os mortos.
O ponto forte da série é, sem dúvidas a atuação de Delaney numa personalidade muito comum em séries. Se considera a melhor no que faz, não liga para convenções, passa por cima das ordens de superiores, não tem amigos e ainda sim se considera feliz. Seria a atual versão feminina de House? Pois bem, outro ponto positivo é a investigação baseada somente na autópsia do corpo e dado as evidências, ela junto com os policiais vão montando o quebra-cabeças.
O ponto negativo é a narrativa "um crime por semana". Todos os dramas policiais mantem o mesmo enredo e se CSI demorou alguns anos para enjoar, os que vierem depois dele não tem esse privilégio. Eu passei metade do episódio tendo certeza de que não prosseguiria vendo a série. Mudei um pouco de opinião após a resolução surpreendente do caso, mais até quando serão surpreendentes? Até quando a mesma construção de episódios vai se manter interessante? Grande parte dos meus abandonos à séries policias são as mesmices no que se refere (aproveitando o bordão da nova presidente) as tramas.
De um modo geral, não posso dizer que vou substituir uma pela outra, até porque os estilos são diferentes e seria uma desvantagem para Body of Proof ser comparada a Shameless. E é isso, a vida, a roda das séries não para de girar, são muitas informações e poucas opiniões. Sabe como é difícil julgar uma série sem massacrá-la, ou elogiar sem parecer que você não tem senso de bom e ruim? Pois é!
Bem, até mais! Ao longo dos próximos episódios eu falo mais sobre BoP, ou não... Siga o @_falandoemserie. Lá eu estou sempre fazendo pequenos comentários sobre os episódios que assisto e outros toques irrelevantes para o seu dia-a-dia, mais que você pode achar alguma utilidade!
Até!
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!