6.8.11

Do que vamos lembrar daqui a 10 anos?

communitySe pararmos para pensar em qual série de pelo menos 10 anos atrás ainda nos lembramos vamos poder resgatar das mais antigas Friends, Seinfeld, Will & Grace, West Wing, Alias, Arquivo X, e muitas outras que mesmo já tendo sido encerradas a algum tempo e se contar a partir da data de estreia, muito mais tempo, ainda são comentadas e são referências para os fãs de série em geral. Mesmo os que não assistiam, conhecem de nome. Agora, o que você vai se lembrar daqui a 10 anos como o referencial de série?

Vamos supor que estamos em Agosto de 2021, partindo é claro do ponto em que o mundo não acabou em 2012. Tudo que conhecemos hoje não existirá mais, ou pelo menos 99% (as soaps, ou novelas diurnas do Estados Unidos talvez ainda estejam) e nos que estamos vivemos a "experiência" de séries muito boas, vamos ser como velhos lembrando dos tempos antigos e dizendo: "Na minha época aquilo que era bom!". Quem sabe até falar para os meus filhos que estiverem vendo alguma coisa na televisão algo tipo: "Vocês e essas porcarias, no meu tempo as coisas eram diferentes!".  Parece familiar pra vocês?

Sempre ouvi que M*A*S*H e Dallas que eram série boas e até hoje sinto uma vontade enorme de tirar a prova, mais ainda não sou paciente o suficiente para encarar juntas mais de 30 temporadas. Enfim, o fato é que nós dessa geração tempos muitas coisas realmente boas para se lembrar, séries que são queridas por uma quantidade enorme de pessoas que ainda as assiste, que ainda discutem e recordam, tanto da primeira década dos anos 2000 quanto os anos 90, que particularmente (até porque foi a época da minha infância e as lembranças são boas demais!) é a minha preferida!

firefly
Minha grande dúvida é: será que as séries de hoje em dia, começadas até pelo menos 2008 serão tão lembradas e queridas daqui a 10 anos? Será que Fringe com todo o furor de seus fãs ainda será comentada dez anos após sua season finale? E os "gleeks", algum ainda vai restar para falar da grandeza da série? Haverá fãs saudosos e ardorosos como os que ainda há com Firefly, com uma apenas uma temporada terminada a 8 anos?

Sabe, esse é um tipo de post perigoso, porque as pessoas tendem a interpretar o que querem, ainda mais se falam de suas séries preferidas, mas nem se atentam no assunto. Não estou aqui criticando nenhuma série, nem falando bem ou mal. Alheio a opiniões pessoais, inclusive a minha, só proponho esse tema, o quão influente são as séries de hoje em dia para que sejam lembradas por muito tempo?

No drama ao meu ver ainda há muitas candidatas, mas tenho minhas dúvidas quanto a intensidade de certas séries que são febre. Mas no caso da comédia a situação fica mais crítica! Eu já estou indo para minha quarta Fall Season acompanhada de perto e eu vejo um crescente número de comédias sem conteúdo nenhum, ano após ano uma insatisfação quando a qualidade das séries de comédia.

Novamente citando os anos 90, quantos expoentes! Frasier, Friends, Seinfeld, Will & Grace, Mad About You, Married With Children, Cheers, Ally McBeal, Sex and The City, Everybody Loves Raymond! Séries que duraram anos! Já vi algumas delas e pretendo um dia fazer toda a "escola do anos 90" porque são coisas que me encantam até hoje. Engraçado que a maioria delas é da NBC!

modern-familyAgora, voltando para os anos 2000, mais precisamente de 2007 para cá, onde houve a renovação dentro da comédia, com o final da última grande comédia nascida nos anos 90, Will & Grace a ascensão, digamos assim, de 30 Rock, pelo menos no quesito premiação. Aí olho para How I Met Your Mother, Modern Family, Glee (?), Two and a Half Men, The Big Bang Theory, Community, Parks and Recreation e como já disse, não julgando se é bom ou ruim, eu não consigo vê-las como sucessoras dos referências posteriores. Acredito que daqui a 10 anos, as séries de 30 anos atrás ainda serão lembradas com as melhores e as serem batidas!

Mas e você o que acha? Lembrando mais uma vez, que a proposta não é discutir a qualidade da série ou compará-las, mas simplesmente discutir sobre o que está sendo produzido hoje em dia e o rastro que vai deixar. Muitas séries nascem, duram anos e desaparecem sem deixar muitos vestígios e eu vejo cada dia surgir mais séries desse tipo e poucas que imprimam seu nome, sua cara, seus atores, suas histórias de forma tão forte, seja influenciando toda a geração, ou a cultura de uma geração como faziam antes!

Comentários inteligentes e estimulantes são bem-vindos! =)

4 comentários:

Thiago, baita post. Não tinha parado para pensar nisso ainda, mas é verdade.
Enfim, mesmo que as séries de hoje já tenham uma diferença das séries dos anos 90, ainda assim penso que temos grandes referências para o futuro.
Lost marcou uma era e revolucionou (mesmo dividindo opiniões, é um fato que a série fez história). Vampire Diaries é outra que apesar de tratar um tema batido vem se mostrando inovadora e viciante para muitos.

A MINHA listinha de séries que sei que vou recordar com aquela saudade é:
- Grey's Anatomy
- Vampire Diaries
- The Closer
- Lost
- How I Met Your Mother
- The Mentalist (amo de paixão o Patrick Jane)
- The Good Wife

Realmente, haverão séries a serem lembradas, como bem disse, Lost será uma delas, mas percebeu que da sua lista, só How I Met Your Mother é comédia?

Pra mim não houve comédias tão boas quanto Seinfield e Friends. Mas acho que How I Met your Mother e The Big Bang Theory lembrarei com grandes lembranças daqui 10 anos. Pra mim, as 2 melhores séries depois de Friends e Seinfield.
Fora as comédias, The Mentalist, White Collar são sensacionais. Mas acho que há um hiato no post, 2 séries espetaculares começaram por volta de 2002-2004, que são House e Bones. E tem uma muito boa de comédia também, que foi Accordim to Jim.
Agora Lost vou lembrar daqui 10 anos, porém, com um ódio eterno. Inúmeras perguntas não respondidas, última temporada péssima e corrida, me decepcionei profundamente. Prometeram pra mim uma grande trama de ficção, e não conseguiram fazê-la com respostas decentes.
Eu acho mesmo que existe um problema com comédias ultimamente, two and a half man eu acho apelativo, e outras comédias não decolaram. Mas tb acho que existem séries de comédias muito legais sendo canceladas muito cedo. Teve uma série há um tempo atrás muito boa, com um humor inteligente, um ótimo elenco e foi cancelada muito cedo, por volta do décimo episódio, acho que chamava Four Kings, foi uma perda. Essa temporada teve Better With You e Mad Love que eu botava fé e não decolou.
Será que o publico mudou um pouco também ? Será que Everybody Loves Raymond e Mad About You durariam se estreassem hoje ??

Minhas séries favoritas que estão passando e que lembrarei daqui 10 anos são:

House
The Mentalist
Bones
White Collar
How I Met Your Mother
The Big Bang Theory

E tem Accordim to Jim que já acabou, mas foi bem legal tb!!!

Muito legal o post. Tem algumas series que vão ser deficeis de esquecer:

24 Horas (a primeira serie que assistir)

Prison Break (impossivel esquecer)

The Mentalist (o dialogo de Patrick jane e Red jonh)

Chuck (Esta é 'a serie', minha atual paixão em relação a serie e tou louco para ver o final de chuck, sarah, casey, morgan, ellie, Sr. Incrível, jeffster, big mike)

The big bang theory (Coisas que eu não vou esquecer como a fantasia de esfeito doppler de sheldon, primeira temporada)

Two and a half men (um classico com charlie sheen. vomos ver o acontece daqui pra frente)

The Middle (Um pouco desconhecida, mas eu gosto)

Survivor (o reality que eu acopanho ate hoje acho **** e nem se compara a versão da globo)

Muito bom o site.

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!