3.10.11

The Fall Season Diaries: Terra Nova e Pan Am

fds3É, não deu para ver tudo de setembro em setembro por motivos de força maior, mais isso não importa, já que vi. De dinossauros à aviões, Terra Nova estreou polemizando como já era de se esperar. Herdando a desconfiança e o descontentamento da "irmã" Falling Skies, não fugiu a regra dessa Fall e foi bastante criticada, contudo, houve os que se levantaram a favor da série, como eu, pra variar. Já Pan Am, não vi muitas reações sobre ela, mas tenho certeza de que foi criticada também. De viagens nos tempo/espaço e viagens intercontinentais, em frente.

terra-nova-fox-preview-522x298Com o mundo de 2149 morrendo, a única chance da raça humana repousa na esperança de um novo recomeço em Terra Nova, um assentamento humano na Terra de 89 milhões de anos atrás. Cientistas descobriram uma fenda no tempo/espaço e progressivamente, pessoas foram escolhidas segundo suas capacidades e transportada de volta no tempo para reescrever a história da humanidade.

Entre essas pessoas está Dra. Shannon, uma médica escolhida por fazer um trabalho excelente. Ela e seus dois filhos são escolhidos para a Décima Peregrinação para Terra Nova, sendo obrigados à deixar para trás o marido, Jim Shannon que estava preso por agredir um policial que tentou tomar sua filha mais nova, Zoe, já que em 2149, existem regras claras quanto ao planejamento familiar. Mais Elizabeth não pretendia viajar no tempo e deixar seu marido e filha à própria sorte num mundo morto e arma uma esquema para que Jim fuja e leve Zoe consigo, esquema que não foi mostrado no episódio.

Passando todo esse começo, a família faz sua chegada um tanto conturbada em Terra Nova e começa a adaptação, tanto com o oxigênio, coisa rara em sua antiga Terra, como com seus novos vizinhos, os dinossauros (porque haviam dinossauros na Terra à 89 milhões de anos atrás). Mas aquele quase "paraíso utópico" esconde segredos e outros perigos além dos dinos. O grupo denominado "Sextos", são desertores de Terra Nova e tem pensamentos próprios em relação ao capitão Nathaniel Taylor, que é cercado de mistérios e o principal deles é o filho, supostamente desaparecido, e esse mistério dará o tom da história, pelo menos na temporada inicial.

Terra Nova ainda inclui um grupo adolescente responsável pelas primeiras cenas de ação da série e também como em Falling Skies. Também ainda há uma espécie de romance adolescente, mais o foco da trama está realmente nos problemas desta nova utopia, que por ser comandada por humanos, com certeza tenderá ao fracasso. Me lembrando da famosa palavra de ordem de Heroes, Terra Nova também tem a sua: "Controle o passado. Controle o Futuro." E essa será a disputa que a série vai mostrar e eu vou acompanhar cada detalhe desse desenrolar. Até onde ela chegar é claro...

pan-amAcompanhando o cotidiano das comissárias de bordo, que eram verdadeiros ícones, com seus uniformes perfeitos, cabelos impecáveis e seus segredos... Assim é Pan Am. Viajar de avião em pleno anos 60 não era apenas uma meio de se locomover. Era um evento social para aqueles que podiam pagar. A era dos jatos não era para quem queria. Mantendo a ordem e servindo à essa classe elitista, estão Maggie, Colette, Laura e Kate. Neste primeiro episódios pudemos ver um pouco da história de cada uma delas, descrevendo um pouco do seu passado, como Laura, uma novata em seu primeiro voo. Ela desistiu do seu casamento para poder seguir a carreira da irmã, Kate.

Kate que trouxe a história mais interessante e que eu desconhecia. Ela é uma "espiã", ou algo parecido com isso e tem a missão de interceptar mensagens ao redor do mundo que possam ser usadas pelo governo americano. Motivo? A Guerra Fria. As tensões entre EUA e URSS também preenchem a trama da série. Eu achei isso muito interessante. Esse período especialmente é marcado por muita especulação de ambos os lados e ao que parece, a comissária será responsável por repassar essas informações ao redor do mundo.

A ambientação retrata o luxo dos anos 60 e os efeitos não deixam a série na na mão. Talvez mais que The Playboy Club, Pan Am é mais expressiva em seus detalhes. O piloto introduz segredos e intrigas e seus personagens são cheios de possibilidades e considero uma história promissora. Veja bem, uma história promissora não significa que a série será. A NBC anunciou que não pretende cancelar TPC mesmo com a baixa audiência, quem sabe a ABC resolva fazer o mesmo se necessário.

De modo geral, ambas as séries tem ares de filme. Terra Nova foi uma superprodução de 20 milhões de dólares, mais caro de séries como Fringe e Lost, com efeitos inéditos para televisão e Spielberg trabalhando de novo com dinossauros. Pan Am é envolvente e charmosa com seus detalhes, sua trilha sonora me marcada e seus efeitos. São séries grandes cada uma em seu estilo. Veremos o quanto agradará o público americano, já que é o que importa.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!