5.7.11

Sobre expectativas, interferências alheias e Falling Skies

Quando algo foi realmente ruim ou suas expectativas que foram altas demais?

Falling-Skies

Claro que ninguém é obrigado a gosta de nada e graças a Deus é assim. Viva as diferenças de opinião e que se respeitem todas elas. Puxando para o mundo das séries, às vezes dizemos que algo é ruim, chato uma perda de tempo e todo o resto, mas, foi mesmo ruim ou esperávamos pelo espetacular e nos deparados que com ótimo e o consideramos ruim?

O exemplo mais recente é sobre Falling Skies. Houve quase que uma comoção por parte dos fãs de televisão em torno dessa nova experiência épica que por ser um trabalho de Steven Spielberg, lançou as apostas nas alturas em se tratando da originalidade e até mesmo genialidade da série.

É bem assim que fazemos. Ao receber a notícia de que algo vai ser lançado, seja um livro, um CD, um single de um cantor que gostamos, nos os cercamos e despejamos todas as nossas vontades, tudo que nós achamos que tal coisa deveria ter para ser bom. "Ah, se for assim vai ser a melhor coisa que acontecer", "esse ator foi muito bom em tal série, vai ser perfeito nessa" e coisas do tipo deixam de ser apenas uma torcida e passa ser um regra que vai reger as nossas reações iniciais.

Falling Skies estreou com toda essa carga de "responsabilidade" em agradar uma multidão de pessoas que ao longo dos mês de produção engrandeceu a série "megalomaniacamente". E tendo como padrão nossos pensamentos e vontades próprias, instantaneamente nos frustramos ao ver que nada do que esperávamos aconteceu e ao invés de tentar reparar nas coisas boas que estão acontecendo, ainda que diferentes do que pensamos, somente continuamos a externar a frustração.

Eu nem sei quantas vezes isso aconteceu e acontece comigo. É algo automático, natural e incrivelmente chato. Ao decidir não criar expectativas, eu passo a ter expectativas sobre como vai ser ver algo sem expectativa de nada. É um ciclo vicioso e sem fim. O "problema" em si não é você esperar algo de alguma coisa. É justamente essa ansiedade que nos faz querer assistir, ouvir, ler ou ter alguma coisa. O problema é quando seu discernimento sobre o que é bom é afetado pelo "poderia estar melhor".

Outra coisa que pode afetar reações e críticas são a interferência alheia. Estamos cercados por informação por todos os lados, mesmo quando não queremos. É mais que comum ler opiniões de terceiros, como você está fazendo agora, e concordar e discordar. Mas muitas vezes vamos sentar para ver algo completamente armados na opinião dos outros.

Exemplo, se você escuta do mundo inteiro que algo é ruim, você vai ver esse algo esperando ser ruim e ao invés de apenas ver, você fica caçando as razões que levaram o mundo inteiro a dizer que aquilo era ruim? Entendeu? Ainda usando Falling Skies de exemplo, você houve que a série é uma porcaria. Você vai assistí-la procurando e prestando mais atenção nas cenas que usaram para exemplificar o quão ruim ela é do dar uma chance para as parte boas.

Falar sobre opinião é muito difícil, já que para muito, defender ideias e pontos de vista é quase uma guerra campal sem argumentos. Eu acredito que ideia e opinião não deva ser defendida ou atacada por ela é o que é, contudo, circunstâncias influem na hora de discernir sobre algo. Quantas vezes já fui com quatro pedras na mão e me surpreendi? Ou quantas vezes eu fui "todo amores" e detestei?

Eu posso estar falando um grande besteira nisso tudo, mas não importa. Opinião né? Enfim, sejamos um pouco mais abertos para as novidades. A expectativa é um droga, mais podemos vencê-la com paciência e um pouco de calma! =)

Até!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!