19.3.11

The Event e a pergunta que não quer calar: Cancelar ou não cancelar?

the event
Eu nem posso dizer que isso é uma novidade. Mesmo antes de estrear eu já torcia pelo cancelamento da série, por causa do rancor que guardo pela NBC devido à acontecimentos que podem ser lidos aqui, aqui e aqui. Aí quando a série estreou e eu comecei a me envolver com os acontecimentos, mas não ao ponto de me importar demais com ela, continuava com a sensação real de que a série não duraria muito além da primeira temporada.

Agora que a rejeição inicial e o apreciação com moderação deram lugar a uma sentimento mais nobre sobre The Event, à julgar pelo meu histórico de série apreciadas e canceladas e pelos indícios dados pelos principais meios de comunicação especializados, tenho certeza, apesar de acreditar em milagres, que The Event não passa de maio.

A pergunta que fica é, analisando todos os aspectos The Event no que diz respeito à história, elenco, evolução e harmonia (ainda pegando um gancho do Carnaval) e não a audiência, ela merece ser cancelada?
The Event foi uma série que veio da tentativa da NBC em emplacar um thriller de ficção científica, que começou quando Lost terminou seus dias e um buraco ficou aberto no mundo da televisão para algo que ocupasse este lugar. Depois de FlashForward, que foi no mínimo um fiasco, veio The Event, com menos barulho do que sua antecessora, mais com a mesma função, garantir ao público uma parcela semanal de mistérios e suspense. Durante as semanas anteriores à estreia a pergunta era: "O que será o evento!" e o tempo passou e a pergunta mudou, ainda que pouco. "O evento aconteceu, está acontecendo ou ainda vai acontecer?" Bem, eu faria uma pergunta diferente a essa altura do campeonato: "Haverá tempo do evento acontecer, partindo do fato que ele ainda não tenha acontecido?"

Falando em referências, eu, dentro do meu conhecimento, não vejo muito paralelos entre os alienígenas de um modo geral para os aliens de The Event. Há um post no TDSéries que toca exatamente neste ponto, frisando que os ET's da série não usam armas super tecnológicas ou tem superpoderes e ainda levanta uma hipótese que deve ser no mínimo refletida. Partindo para o outro lado da série, lado do qual me atrai mais, ação por trás dos bastidores do Governo, assim como as tentativas de Sophia em localizar Thomas me lembra bastante as missões (saudosas missões) de 24 Horas. Aquela expectativa do que vai acontecer e etc...

Outro ponto forte da série ao meu ver é justamente não utilizar tantos efeitos especiais, ou acontecimentos sobre-humanos. Claro que houve aquele portal no ar que sugou o avião, logo no piloto e tal, mais isso é completamente normal se tratando de uma ficção científica, mais eu penso que o excesso de efeitos é um artifício para tirar o foco da história e nesse ponto The Event é corajosa, já que tudo estava baseado na capacidade do elenco em desfiar a história. Isso dá uma dimensão muito legal, quase uma guerra fria. Não houve um confronto de grande proporções entre humanos e alienígenas e tudo não passa de jogos de informações, que acarretam muitas surpresas e reviravoltas e aquela sensação muito gostosa de que nada é o que parece.

O problema é quando esse jogo passa do limite aceitável e começa a barrar a evolução da série, cujo apelo popular está na ação e no confronto. Duvido que se tivessem naves espaciais atacando Washington a audiência não seria maior. Eu sinceramente não vejo muitos pontos contra a série senão exatamente essa facilidade em se perder no enredo e ficar enrolando demais. Gosto das histórias paralelas, como a que está surgindo agora entre Sean, que deixa a trama de Leila (por enquanto) e vai juntar-se (de um modo explosivo) com Victoria (que só quem conhece é aqueles que acompanham a série desde sempre), além de uma outra ponta da história que ainda se mantem bastante secreta, que é sobre quem está por trás do rapto das garotinhas e qual a intenção em roubar sua juventude.

Encerrando o post, nenhuma série prepara a temporada inicial pensando no cancelamento, de modo que é impossível que a trama encontre um fim satisfatório. É inegável que The Event precisaria de pelo menos a segunda temporada para abrir mais o leque das tramas e fechâ-lo com um pouco de dignidade. Acompanhando a série e vendo seus ganchos entre hiatos e entre episódios, é difícil acreditar que o último episódio da temporada não vá trazer nada além de dúvidas.

Minha resposta é não! A série não deveria ser cancelada, pelo menos não após sua primeira temporada. Talvez ao final da segunda seria uma boa, já que também não vejo como a história pode durar muitos anos sem se perder (tipo Heroes). Mais isso é assunto para um próximo post.

E você, o que acha? The Event deve ser cancelada ou a NBC deveria dar um voto de confiança para Sophia e seus (ini)(a)migos? A opinião é sua, a escolha é deles! Injusto? Bastante, mais é vida. A nós telespectadores resta torcer (contra ou a favor) e esperar... Esperamos...

12 comentários:

agora que estou gostando da série, pois pra mim ela tomou um rumo e me apresentou uma boa trama, espero que não seja cancelada, mas ñ sou muito otimista

Digo o mesmo.. eu adorei o ep piloto e depois ficou um pouso sem sendido a serie para mim.
mmas também no episódio 14 e 15 eles superaram minhas espectativas! espero que tenha uma segunda temporada ao menos para esclarecer tantoo mistério.

Eu to gostando da série apesar de tudo. Tem melhorado bastante depois da pausa. Gostaria que fosse renovada.

Estou gostando da série e nao gostaria que acabasse.....

Infelizmente não temos nenhuma influência na decisão de cancelar a série. Eu gosto da série, sou um desiludido com Lost, e The Event e V eram as series que prendiam a gente numa trama de suspense.
O chato mesmo é que eles cancelam essas séries e renovam aquelas baboseiras do tipo The Good Wife.
Então é isso, não vejo como influirmos na decisão dos donos das redes americanas que só visam o lucro.

Esta série tem inúmeros erros de roteiro, que demosntra a total incompetência do autor em lidar com assuntos de ficção cientifica.
1-Se os aliens não tinham energia suficiente para transportar os seus da igreja, como transportaram um planeta inteiro. Como colocariam este planeta em órbita, pois sem movimento de translação seria imediatamente atraido pelo nosso sol.
2-Se os aliens viveram aqui porque sairam. E os humanos de onde vieram. E os guardiões eram de outra raça?
3-O aparato de segurança dos EEUU foi reduzido ao de uma republiqueta de terceiro mundo.
4-Voces já vira alienígenas preto ou japonês. É de dar risada no mínimo

E por ai vão os disparates desta série. Aida bem que acabou.

Não acredito em incompetência! Acredito na falta de tempo para explicar todas as perguntas e amarrar as pontos soltas! Com mais uma temporada haveria uma abertura maior na trama e com certeza perguntas sendo respondidas!

É muito comum os produtores substimarem a inteligência do espectador. Veja quando há um problema em circuitos elétrico é apresentado um espetáculo pirotécnico, isto não existe na realidade, todos os circuitos elétricos profissionais tem proteção e não emitem a mínima faisca em caso de curto ou outro problema. Veja no caso do "the event" colocaram do nada um planeta próximo da terra, no mínimo haveria uma atração gravitacional que destruiria os dois planetas e a lua. Até entendo que é uma fantasia e não devemos ser muito rigorosos mas aguentar estas imbecilidades, ai é demais. Tem muitos filmes de F.C. bons que respeitam os príncipios básicos da física.

É uma pena a série ter acabado...Era realmente boa

É muita falta de respeito com a galera que curti a série. Acho que deveriam ser obrigado pelo ao menos a dar um final nas séries que não serão renovadas. Pura palhaçada!!

Até entendo que alguns esperam que filmes e séries sigam alguns fatos físicos ou que sejam bastante coerentes com a realidade, mas a verdade é que, como toda e qualquer expressão de arte ou de entretenimento, a partir do momento que você interrompe seu dia e gasta 40 min para se dedicar a uma Estória, vc dele lidar com o prícipio básico desse meio, que é a SUSPENSÃO DA DESCRENÇA. Assim como The Walking Dead não é sobre zumbis, The Event não é sobre alienígenas e as consequências de suas "absurdas" ações na série.

É uma tremenda falta de respeito e compromisso para com quem assiste séries, quando há a interrupção de temporadas ou capítulos. Em todos os casos, deveriam TERMINAR toda a estória, e depois com INÍCIO E FIM, levar ao ar. Mas existem alguns idiotas que mal terminam a primeira temporada, e já vão vendendo para as emissoras. Besteira exemplar foi JAG, que não teve final por falta de uma boa administração e planejamento.

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!