29.3.11

Camelot: a versão “Starz” da história do Rei Arthur

camelot

A lendária história do Rei Arthur ganha mais um versão. Agora é a vez da Starz, que deixa um pouco de lado a Roma Antiga e vai de encontro as lendas britânicas resgatar Merlin, Morgana, cavaleiros e fortalezas, no que considera uma versão para adultos da história, alfinetando seu "concorrente" direto, "Merlin" da SyFy.

Pois bem, se a intenção de "Camelot" é narrar o dificultoso caminho do jovem Arthur ao poder abdicando qualquer toque de fantasia que leve a acreditar num conto de fadas, o primeiro episódio, ainda a ser lançado oficialmente abriu os trabalhos perfeitamente, mostrando impiedade, assassinatos cruéis, sexo e numa amostra do que vem por aí.

De imediato nossa atenção é voltada para Merlin. Talvez o primeiro pensamento seja de um velho de cabelos e barbas brancas, talvez muito parecido com Dumbledore, ou talvez um garoto orelhudo de cabelos pretos e uma capa azul. Bem, Camelot já mostra um versão diferente colocando Joseph Fiennes para dar vida o feiticeiro misterioso e com um ar até sinistro, que guarda todos os segredos, do passado e do futuro, a cerca do novo rei e dos caminhos até atingir um reino onde o medo não exista.

camelot2

A série começa apresentando "a face do mal". Morgana, até então considerada a única filha do rei Uther Pendragon volta para casa afim de ser aceita de novo pelo pai. Quando seu pedido é rejeitado, ela parte para um manobra arriscada, porém sem erros que num instante a fez ascender ao trono, atraindo alianças até com um antigo inimigo.

Não contava porém com aparecimento de um novo herdeiro. O filho de Uther, Arthur, que havia sido retirado da mãe assim que nasceu e escondido, afim de que fosse educado para ser um rei com qualidade que não faziam parte da vida de Uther. De uma hora para outro o jovem que só pensava em mulheres se viu diante das ruínas do velho castelo de Camelot tendo que lidar com mais do que já havia lidado e sem ter certeza de que está pronto para tal missão.

Tecnicamente falando, a Starz, que conseguiu um qualidade impecável com Spartacus: Sand and Blood e Gods of the Arena, repete com maestria a recriação do mundo medieval, o que já havia feito com a minissérie "The Pillars of the Earth". Cenários, figurinos, edição e efeitos perfeitos para remontar os anos escuros da Inglaterra em busca de um rei. No elenco, destaque para Fiennes, como Merlin, o jovem Jamie Campbell Bower, que pode ser visto em Harry Potter 7.1 e também em Twilight Saga: Lua Nova, como o jovem Arthur e a belíssima Eva Green como a feiticeira Morgana.

Contudo, a trajetória de Camelot esbarra em uma outra produção medieval da irmã mais velha e poderosa entre as emissoras a cabo. Game of Thrones da HBO, que estreia uma semana após Camelot promete roubar a cena e a coroa de série medieval de 2011. Vamos ver quanta força a Starz vai dispor e até onde Arthur e seus cavaleiros poderão chegar.

A série estreia dia 1º de Abril, mais você já pode conferir o primeiro episódio da série recorrendo à sua principal fonte de downloads! Prato cheio para fãs do medievalismo como eu, para o fãs da saga de Arthur e para todos aqueles que gostam de uma boa história.

Até!

1 comentários:

O actor que faz de Rei Artur não tem o impacto que deveria ter. A escolha do actor não foi muito acertada, percebo que tinha que ser uma personagem jovem e inexperiente, mas falta-lhe força. Os olhos dele dizem muito pouco. As madeixas e os penteados modernos de todas as personagens tambén não encaixam muito bem na história. No geral a série agrada-me e não deixa de ser uma boa história.

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!