7.4.11

The Killing: Você já sabe quem matou Rosie Larsen?

thekilling2

The Killing é, de um modo geral, tudo que eu procurava em uma série policial de uns tempos para cá! Talvez seja cedo para falar isso mais, queiram os deuses da televisão começarem a olhar para esse estilo porque já está mais que na hora do estilo policial avançar não acha?

Bem, nos brasileiros que temos a famosa frase "Quem matou fulano de tal" tão gravada na nossa mente, é fácil encarar qualquer história que traga esse apelo. Agora é o irmão do norte, que se baseando num irmão mais do norte ainda chamar nossa atenção para um assassinato de origem desconhecida de uma garota inicialmente livre de qualquer culpa.

The Killing, que é uma versão americana de uma série dinamarquesa, cujo nome é "indecorável", mostra o assassinato de uma jovem, Rosie Larsen de três pontos de vistas diferentes, que ao longo da trama vão se encontrando afim de por fim ao mistério. O primeiro é o ponto de vista policial. Os investigadores Sarah Linden e Stephen Holden nos leva por um caminho bastante conhecido das séries policiais, passeando pelas cenas do crimes, interrogatórios e investigações. Em síntese, tudo que vemos diariamente em séries policiais. Linden ainda tem que lidar com os problemas familiares, abrindo um novo contexto para série, que lida diretamente com o crime mais não exclui os acontecimentos "de fora", como a vida pessoal dos investigadores.

O segundo ponto de vista e o que mais me chamou atenção durante o primeiro e segundo episódios (que foram exibidos juntos) é o da família da vítima. Sempre vemos as reações emocionais dos parentes das vítimas em relances ou cenas em segundo plano. Em The Killing os registros da vida após a perda de um ente querido é mostrado em toda sua intensidade e Michelle Forbes e Brent Sexton, que interpretam os pais de Rosie Larsen, dão um show de interpretação, como na cena em que o pai está no outro lado da linha e a mãe escuta via celular o desespero dele ao encontrar a filha morta. É de longe uma das cenas mais emocionantes em uma série que vi em muito tempo.

O terceiro ponto, que também é mostrado bem rapidamente nas séries policiais em geral, são os suspeitos. No caso, o vereador Richmond, que tenta se tornar prefeito, se vê envolvido no crime, já que a vítima fora encontrada no porta-malas de um carro de sua campanha. Dentro desse contexto ainda surge outro momento da série, que é a desconfiança de Richmond e a procura por quem na sua campanha está passando informações para o rival.

Ao final do episódio eu fiquei pensando como seria interessante ver equipes como de CSI, Law & Order, NCIS, Criminal Minds e etc... passarem não toda, mais grande parte da temporada atrás de um único criminoso. Veríamos a série por um outro ângulo e os resultados poderiam ser muito satisfatórios.

Além da trama e do elenco, a estética da série também ficou excelente. As imagens sempre registrando dias nublados e chuvosos dá uma impressão de tristeza e solidão que combina com a série. O telespectador é transportado para dentro da história e se identifica com os personagens, ouso dizer que a maioria irá se identificar com a família da vítima, que é de longe um principal expoente dramático da série e o que menos vemos no geral.

The Killing acontece para mim num momento muito desgostoso com séries policiais. De fato, elas nunca foram meu forte, mas ano passado com Rizzoli & Isles, Rookie Blue e Covert Affairs eu me aproximei do estilo e este ano com Hawaii Five-0 mais o mesmo estilo "crime-por-semana" me deixou e vem me deixando cansado e as vezes minha boa vontade em ver uma série esbarra nisso. Um exemplo recente foi três séries que estream com uma certa proximidade, The Chicago Code, Criminal Minds: Suspect Behavior e Breakout Kings. As três são exatamente iguais em seu contexto geral e ainda que fossem boas (já que não a intenção deste post julgá-las), não quis acompanhá-las juntas. Optei por ficar só com Breakout Kings e acho que fiz uma boa escolha.

Enfim, The Killing é muito boa em diversos aspectos e em uma e meia de episódio já se tem certeza de que você está vendo algo que não poderia deixar de ver. Uma série é boa quando você assisti, o tempo passa e você nem percebe. Assim foi com ela. Sabe, às vezes, para ser franco todas as vezes, que tem episódio de estreia duplo ou coisa parecida, me dá uma preguiça tão grande, porque eu já olho para o tempo total e penso: "Tudo isso...". Algumas vezes bate arrependimento, mais definitivamente não foi o caso de The Killing.

Se você ainda não assistiu, assista! É uma boa pedida para essa época que as pessoas insistem em dizer que não tem nada para se ver! Que matou Rosie Larsen? Eu já sei, mais não vou contar para não estragar a surpresa! =)

Até!

6 comentários:

Estou acompanhando a série também, a poucos minutos terminei de assistir o sétimo episódio, e a cada um deles me surpreendendo ainda mais com a série.
Todos esses pontos que foram falados, são realmente o diferencial da série, e que aliás são muito bem explorados.
Já saiu o oitavo episódio, estou ansioso para ver.
Parabéns pelo review, ficou ótimo!

Estou assistindo.vi até o episodio 4.e estou gostando muito, gosto do ritmo, lento, parece europeu.Mas também da forma como as coisas vão se entrelaçando ou desatando...tenho um suspeito, mas também não vou falar...

COMECEI A ASSISTIR THE KILLING , ESTREIA NO A&E, NUMA SEGUNDA FEIRA, AS ONZE DA NOITE , EM CASA, EU QUE SOU FÃ INCONDICIONAL DE SERIES E SERIADOS POLICIAS CONCORDO COM VC, THIAGO, GOSTO DOS CSIs, NCYS, LAW AND ORDER, ETC.,E TDS TEM EM COMUM A "CORRERIA" DE SOLUCIONAR O CASO EM UM EPISODIO, NO MAXIMO, EM MAIS UMA OU DUAS CONTINUACOES, MAS THE KILLING, PERFEITO!
ESTOU ACOMPANHANDO AS SEGUNDAS, E A MARATONA REPRISE AOS DOMINGOS, GOSTO DE REVER AS PISTAS, AS VEZES ALGO PASSOU , MINIMO DETALHE, E ISSO É MUITO REVELADOR.
AGORA BAIXAMOS OS EPISODIOS ( ATE O 13 )NA NET, INCLUSIVE MELHOR, POIS É COM LEGENDA, NA TV É DUBLADO, DE QQ FORMA, A CADA EPISODIO, NOS ANTEVEMOS OU NA MESMA SINTONIA DOS PERSONAGENS, O DESLINDE DO CASO.
SOU POLICIAL CIVIL, E MINHA IRMA TB, E ELA QUE TRABALHOU MUITO TEMPO NA HOMICIDIOS, TIVEMOS UMA IDENTIFICAÇÃO COM OS DETETIVES, COM CERTEZA UMA SERIE COMO NAO SE VIA A MUITO TEMPO NA TV.
TD SUJEIRA A TONA, ENVOLVENDO A POLITICA,FAMILIA, MENTIRAS, SEGREDOS, PROBLEMAS PESSOAIS, BRILHANTE!
AH, E VOU VER O EPISODIO FINAL DA TEMPORADA AGORA, MAS TENHO CERTEZA DE QUE O SUSPEITO QUE ESTA EM EVIDENCIA, NAO É O ASSASSINO, VAMOS VER
ABRAÇOS
CLÁUDIA PERES

Acompanhei desde o primeiro capitulo, até o clima da cidade em que vivem é sinistro.
O último capitulo deixa no ar QUEM É HOLDEN? o que
ele fez com uma foto montada...
MARIA

Estou começando a achar a sua tia muito sinistra, na minha opinião agora virou suspeita.
Tá parecendo a historia da prostituta envelhecida quando essa perde espaço para uma "profissional" mais jovem.

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!