19.4.11

Game of Thrones: E o inverno chegou…

game_of_thrones_daenarys_eddard

Eu estou encantado com Game of Thrones e fiquei maravilhado por algum tempo depois do fim do episódio e tinha a plena convicção de que tinha acabado de ver uma das séries, senão a série, que figuraria com toda certeza em listas das melhores séries do ano. Gratas coincidências, comparações com o livro e minhas impressões da série agora, no retorno do hiato do Falando em Série.

Então, como você está? Como foi sua sua última semana? Ah, eu estou bem! Pois é, eu resolvi me dar um folga de uma semana do blog, descansar, deixar as coisas estagnarem um pouco. Pois é, mais estou de volta (pelo menos até quinta-feira) para falar das novidades. É, a gente pode até decidir parar mais o mundo da televisão não para e algumas coisas muito importantes acontecerem nesse meio tempo. A principal delas talvez, a estreia de um série muito esperada, pelo menos por mim, da HBO, Game of Thrones.

Semana passada foi meu aniversário e eu ganhei o livro que baseou a série. Claro que só ganhei por influência alguém a me dar mais enfim... São quase 600 páginas com letras pequenas e eu sinceramente nutri a esperança de ler tudo em uma semana afim de estar inteirado do assunto para quando a série estreasse. Claro que isso não aconteceu, mais eu li um pequena parte que me introduziu muito bem, e foi essencial quando vi o episódio, a esse mundo fantasioso e épico criador por George R.R. Martin.

A série gira em torno dos acontecimentos na vida de Lord Eddard "Ned" Stark, senhor das Terras do Norte, cuja lealdade para com seu rei, Robert Baratheon está baseada na longa amizade e não na servidão por si só. Ele se vê diante da oferta de ser tornar "A Mão do Rei", cujo trabalho é semelhante ao do próprio rei. Diante disso ele se vê obrigado a deixar sua cidade, sua família e partir para a corte e assumir o cargo. Claro que nada é tão fácil e conspirações regem sua ida para Porto Real, assim como de todos os membros da Casa do Lobo, e num instante estão mergulhados em uma trama cheia de armadilhas e surpresas.

A outra vertente da série, mostra os remanescentes da antiga família real, Viserys e Daenarys, a Casa do Dragão, e os planos de Viserys, que incluiu usar a própria irmã do modo que for necessário, para retomar o trono que foi de seu pai e seu por direito. Para isso ele vende Daenarys para o rei de um povo bárbaro, os Dothrakis, afim de receber favor em sua guerra particular.

A história é genial e a adaptação para TV não ficou por menos. Os personagens saem do papel e ganham vida e não qualquer vida, e sim um rica interpretação dos atores, como Sean Bean, como Lord Eddard e a linda Emilia Clarke, como a herdeira dos Targaryen, Daenarys. O primeiro episódio foi uns 80% fiel ao conteúdos dos cinco primeiros episódios do livro, contendo frases e citações idênticas. Contudo, como toda adaptação, houve inserções de cenas extras, necessárias para dar a liga no conjunto e também interpretações diferentes da mesma passagem, como quando Khal Drogo e Daenarys se encontram sozinhos. O livro estavam um campo, na série estavam numa praia, sem contar que a série a fez de vítima, quando no livro é bem claro que não foi bem assim.

Penso que um complementa o outro. Na TV a história é contada de um modo mais conciso, fácil de ser visto e entendido. No livro, como na maioria dos casos, a história é mais esmiuçada, com mais desdobramentos e traz uma emoção muito maior, ainda que a estética que a HBO conseguiu seja de tirar o fôlego. Dá até para sentir o frio...

No twitter eu comentei que seria complicado acompanhar a série e ler o livro ao mesmo tempo, já que a série anularia surpresa do livro (ainda que o livro não anulasse a surpresa da série). Minha grata surpresa foi, que o primeiro episódio acabou no ponto exato, sem uma vírgula à mais ou à menos, onde estou no livro, de modo que a cada semana eu vou me distanciando e me deleitando com a leitura e curtindo a série sem interferências. Acho que deu para você entender.

Enfim, Game of Thrones é linda, cenários, figurinos, história, efeitos, roteiro, direção, atuação. Desde a abertura ao encerramento, passando pelos mistérios da Muralha até as conspirações nas Cidades Livres, GOT, como já é abreviado e conhecido, é um prato cheio para os fãs da literatura fantástica e de séries épicas. Sugiro que não só veja a série mais leia também o livro. Ele é grande, pouco convidativo para aqueles que tem preguiça, contudo acho válido, porque ajuda na construção da história e criam um mundo muita mais amplo e muito mais gostoso de se acompanhar! Bem, é isso, sempre acho que tá faltando alguma coisa para falar... Assista! Comente! Compartilhe!

OBS.: Siga o Falando em Série no Twitter, eu estou sempre lá, mesmo quando estou ausente do blog, sempre falando muito, dando opiniões, sugestões, pequenas críticas! Não abandonei o blog, estou de volta, e é isso! Até!

OBS 2.: A série já foi oficialmente renovada para a Segunda Temporada! Longa vida e próspera à Game of Thrones!

1 comentários:

Ja queri que chegue o proximo inverno de Game of Thrones , mal posso esperar pra ver lol

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!