8.4.11

Minha Confissão de Sexta Feira à Noite 4: 37x Titanic

#4Você não deve saber disso mais no próximo domingo, que por sinal é o meu aniversário (ehhhh!!!), faz 99 anos da partida do navio dos Sonhos para sua viagem inaugural. Em 10 de Abril de 1912 o Titanic deixava o porto de Southampton na Inglaterra para sua primeira travessia no mar o que resultaria na grande tragédia da época, quando apenas dois dias depois, 12 de Abril, após colidir com um iceberg, o grande navio sucumbiu nas águas geladas do Atlântico Norte matando mais da metade de seus passageiros. É claro que todos conhecem essa história e é claro que todos conhecem essa história porque viram, talvez o meu filme preferido, Titanic.

O ano era 1997 e ninguém poderia imaginar que aquela história de amor seria para sempre um marco na história do cinema e que ninguém quebraria sua hegemonia nas bilheterias até o ano de 2009. Hoje ainda amado por uns e detestado por outros, o fato que que todo mundo que viveu os anos finais da década de 90 assistiu Titanic pelo menos uma vez. Eu no entanto, assisti 37 vezes e esta é a minha confissão de sexta-feira à noite.

Enquanto ouço "My Heart Will Go On" para me inspirar nesse post começo a lembrar da primeira vez que meu olhos foram de encontro ao grande navio e linda Kate Winslet, que mal sabia eu, viria a ser uma das minhas atrizes preferidas. Eu ainda era uma criança mais ninguém se importou e mesmo com cenas de nudez e sexo me deixaram assistir o filme. Você lembra das duas fitas que imgvinham no "box" da época! Já devem existir crianças que não saibam o que é vídeo-cassete, mas nós sabemos que era a alta tecnologia da época e um filme em duas fitas eram o céu! (Ainda mais porque tínhamos poucos fitas e uma delas era da formatura da minha irmã. A ideia de algo para ver no aparelho de ultima geração comprado à pouco parecia divina demais!). Enfim, era emprestada, era original, era Titanic.

Foi a primeira vez que chorei assistindo a um filme foi um dos únicos a conseguir isso. O tempo passou e a rede Globo anunciou como especial de Natal a exibição do grande vencedor do Oscar: TITANIC. Foram duas noite, com direito a uma introdução poética da atriz Carolina Ferraz e ainda munido do velho vídeo-cassete, ficamos animados em poder registrar em cima de alguma especial da Xuxa ou do Roberto Carlos, o grande clássico moderno. Ainda nesse clima, me lembro que gravamos também o especial do SBT Repórter sobre os bastidores do filme, tudo isso graças o fanatismo de uma das minhas irmãs pelo Leonardo DiCaprio.

Assim, com o filme ao alcance das mãos, comecei a assistir várias vezes, ao longo dos sábados chatos e sem nada para fazer. Muitas vezes abandonando a primeira parte, porque até eu já não aguentava a lenga-lenga água com açúcar do começo e ia logo direto para a tragédia. Desde muito cedo eu adquiri o gosto por ver tragédias. No futuro isso me fez ver entre muitas coisa Rebelde (mais isso é assunto para o futuro). Lembro-me ainda, porque a memória para nos envergonhar funciona que é uma beleza, que brincava de dublar os personagens, colocando o filme no mudo e lendo o closed caption. E vi muitas vezes! Acredito que mais de 37, contudo, institucionalizei esse número que já é bem exagerado para se ver um filme, mais acredite, pode ser pouco.


Parece loucura uma pessoa ver um filme tantas vezes e conforme o tempo foi passando, não era mais por gostar do filme, mais por um hábito. "Ah, não tenho nada para fazer e minha vida é um droga, vou ver Titanic!". E tão rápido quanto o vício veio, ele passou. Foi aí, que no final do ano passado minha irmã me deu de presente, do nada, o box de 4 DVD's de Titanic, com final alternativo, comentários do diretor, dois discos de extras e eu fiquei muito contente porque ao longo de tantos anos eu nunca tinha visto nada além da versão televisiva e poder mergulhar em cenas excluídas e numa qualidade melhor me pareceu muito bom.

E esse ano, a TNT desandou a repetir o filme todos os dias e confesso aqui, eu não me programo para ver, mais sempre que estou zapeando e paro da TNT e vejo que está dando, eu não resisto e deixo. Eu já nem presto mais atenção, simplesmente escuto. Já ia pulando a excelente notícia que você já deve saber: EM 2012 TEREMOS TITANIC DE VOLTA AOS CINEMAS E EM 3D!!! Adivinha quem vai estar no começo da fila segurando um MCLanche Feliz torcendo para a sessão começar logo! o/

Depois de tudo que passei (de fita-cassete em TV 14 polegadas à DVD na plasma de 42) eu preciso viver a experiência Titanic nos cinemas! E estarei lá, mergulhado em prantos e cantando Celine Dion e realizando o sonho da minha vida, que é ver aquele barco enorme vindo na minha direção, como só a magia 3D é capaz... Ai.ai...

É isso! Se você também não vai perder a experiência Titanic 3D em 2012, compartilhe seu amor por essa obra prima do cinema e falem o que quiserem, mais um dos melhores filmes da história do mundo e se você achar o contrário, bem, nenhum argumento será forte o suficiente contra uma relação de 14 anos de amor! =)

Até semana que vem, com mais uma confissão e desta vez jogando a pá de cal sobre a minha dignidade! Uma época muito feliz da minha vida que me traz um misto de saudades e vergonha. Mais isso só semana que vem!

2 comentários:

Oii eu tbm amooooo TITANIC. é meu filme preferidoo!! já ate perdi as contas de quantas vezes eu vii!
hj vai dar na RECORD (09/04/11) e eu ñ posso perder!Essa semana toda eu vi TITANIC na TNT, mas não consiigo enjoar, RSRS!
Bjus e Feliz aniversario!

Andressa.:D

Olá!! quando li seu post reparei que foi exatamente como aconteceu comigo... vi TITANIC pela primeira vez na rede globo quando tinha uns 6,7 anos e a partir dai o filme já fazia parte da minha vida, meu irmão gravou numa fita cassete e assistiamos sempre...tenho saudades dessa época, porque hoje não encontro as cenas deletadas que a globo passava na época (dubladas) até mesmo cenas que não estão na versão especial de 4dvds.. mas enfim abraço pra você =)

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!