10.8.11

Falling Skies: Balanço Geral

Fss
Então é isso! Falling Skies acabou e agora só ano que vem! A série foi a bombardeada do momento e sinceramente eu achei uma tremenda injustiça, porque se pararmos para analisar as estreias da Summer TV, houve piores. Claro que não foi o que se esperava, mas, quando uma série é exatamente aquilo que a gente achou que seria? Para o bem ou para o mal sempre somos surpreendidos e Falling Skies não foi de todo mal! Pelo menos para mim.
Bem, não sei se você sabe mas durante toda a temporada eu escrevi os reviews de todos os episódios no blog "Canal de Séries", diferente do que faço aqui, já que não tenho o hábito de fazer reviews semanais, o que algo inviável, e foi a minha primeira experiência de certo modo falar de casa episódio em particular.
Pois bem, como qualquer coisa que eu fosse falar da season finale seria uma cópia em outras palavras do que eu disse no CS, vou fazer uma compilação de tudo que disse nessas oito semanas e convido aos interessados em clicar nos links e ler os posts na íntegra!

tensãoEpisódio 1 e 2 |  Live and Learn/The Armory

Falling Skies nem de longe foi uma série que eu estava morrendo de vontade de assistir, pois não sou um aficionado por ficção científica, mas o gênero me atrai de forma sutil. Então, conforme os dias para estreia foram diminuindo e com as informações por todos os lados praticamente enfiadas goela abaixo, fui começando a ficar ansioso e a querer ver do que se tratava de verdade a série e o que estava por trás da bela edição e efeitos dos traillers, além das sinopses elaboradas para chamar atenção.

O foco de Falling Skies não está somente em tiroteios e explosões, apesar disso atrair grande parte dos telespectadores. A sacada da série é, obviamente, misturar os conflitos humanos dentro desse mundo caótico e a guerra da reconquista do planeta. Os dois episódios foram muito diferentes entre si, mais juntos ofereceram uma visão completa do mundo desses personagens e do que podemos esperar deles, apesar de torcer para estar enganado toda vez que pensar que a série estiver entrando no óbvio.

FS_thumb[3]qEpisódio 3 | Prisoner of War

Talvez por não ter tido grandes experiências com séries com a temática "alien de ser", eu não tenha o costume de esperar nada de Falling Skies e como não tenho muita base de comparação entre ela e outra série, não sento para assistir ao episódio com uma balança para pesar e comparar no que ela foi boa e no que foi ruim em relação a outra, mas tento encontrar a sua originalidade, o seu toque único. Confesso que é difícil, ainda mais quando por todos os lados se é bombardeado por opiniões divergentes! Eu gostei de "Prisoner of War"!

Quando o episódio acabou eu fiquei pensando no que aconteceu de tão ruim para ser alvo de críticas negativas. Ou seria eu e meu otimismo exagerado? O fato é, Falling Skies pode não tirar 10 no quesito originalidade, ou no quesito "tiros e efeitos especiais", mais com certeza vale o entretenimento. Volto a dizer e desse vez numa frase reformulada: As pessoas esperavam ver os alienígenas como os protagonistas de Falling Skies e não como coadjuvante. Quando viu-se diante de um drama basicamente humano com um plano de fundo "alien invasor" o negócio pegou.
Não a amo, nem a odeio! Vamos ao quarto episódio!

fsgrace_thumb[2]Episódio 4 | Grace

E Falling Skies começa a agradar os mais exigentes. Claro que a curtos passos e vai demorar um pouco ao convencimento total (ou ao abandono definitivo). O quarto episódio ampliou a trama mais cheia de mistérios, que é sobre as crianças sequestradas e os arreios e abriu a discussões sobre como os aliens se comunicam. Tiros, bobagens e agradecimentos marcaram o episódio "Grace", que pode ser o início da ascensão de Falling Skies.

Talvez por já ter gostado dos três episódios anteriores eu já posso me dar ao luxo de desabafar pequenas frustrações, como logo no inicio do episódio. Quando o terceiro acabou com aquele garoto abrindo dos olhos de uma maneira assustadoramente suspeita, imaginei que de cara ele ia abrir a jaula, o ET ia fugir, matar alguém e por aí vai. Isso quase aconteceu.

Falling Skies não foge a regra das séries de ficção que precisa de tempo para por as peças mais importantes no lugar e fazer tudo funcionar corretamente. O fato de cada episódio começar a empolgar, mesmo que só um pouco, já é um indício de que está na trilha certa. Basta apenas o mais difícil, manter-se.

fs5_thumb[2]Episódio 5 | Silent Kill

E finalmente Ben foi resgatado. Falling Skies chega ao meio da temporada com a conclusão da principal missão que era o resgate do filho de Tom e ela aconteceu, rápida e silenciosamente. Entretanto, num episódio que por teoria deveria ser inteiramente voltado ao resgate, teve a atenção roubada por Anne e seu acesso de fúria com o ataque repentino (e tardio, diga-se de passagem) do prisioneiro, que teve consequências que não me deixaram nenhum pouco triste.

Bem, este episódio fui superior ao quarto, que é o que se espera de algo que precisa chamar a atenção e prender os telespectadores a cada semana e com a recém renovação, a pressão de responder à confiança é grande. O momento mais estranho bem na cena final em que diferente de Rick que parecia estar sofrendo de amnésia e não reconheceu o própria pai, Ben abre os olhos e a primeira coisa que diz ao ver Tom é justamente "pai". O que mudou? O que aconteceu de diferente que os fizeram reagir de modos diferentes?

fsf[7]Episódio 6 | Sanctuary Part 1

O episódio começa com um assalto. Anne é enganada por um homem e uma mulher que usam seu filho para entrarem no "hospital" e roubarem remédios, que seria futuramente usados como moeda de troca nas ruas, já que estavam decididos a fugir do quartel-general da 2ª Mass. Mas uma vez, as reações de Falling Skies são um pouco atrasadas. Desde que o ET foi levado como prisioneiro, era de se esperar um certo movimento contrário dos civis, mas isso não aconteceu até essa tentativa de hoje.

[...] esse episódio serviu bastante para mostrar mais informações sobre a dinâmica das crianças sequestradas e os ET's, através da perspectiva de Ben. Entretanto, não sei se gostei de saber que ele "sente falta" da companhia dos aliens, ou o que chamou de "nossa família". E Hal percebeu que há algo estranho no ar e a reação que Ben teve quando Tom perguntou se ele estava feliz por estar de volta, deixa margem para se pensar o contrário.

fs106[5]Episódio 7 | Sanctuary Part 2

Começo batendo na mesma tecla e continuarei a fazer até que a série resolva explicar definitivamente a diferença gritante entre Rick e Ben. Enquanto o filho de Tom está esperto, mais forte e disposto, o filho de Mike está quase como um zumbi (sem referências a The Walking Dead), e nesse episódio o vimos mais arredio e falando como se não fosse mais humano. Será que o domínio dos arreios nas crianças progressivamente retira sua humanidade e as transforma em alguma espécie de alienígena?

Mas então, sentiram falta de algo? O que estaria faltando no 7º episódio de uma série de ET's? Ponto para quem disse ET's! Sim, onde eles estão? Gente, se zumbis que são as coisas mais lerdas do mundo vez ou outra atacavam o acampamento de The Walking Dead sem motivo aparente, porque os superdesenvolvidos vindos o espaço em naves ultramodernas simplesmente não fazem nada?
Faltam três episódios para o fim da temporada [...] e pelo andar da carruagem, terminará igualmente sem muitas explicações.

fs_thumb[3]Episódio 8 | What Hides Beneath

Bem, se você assistiu ao episódio já deve saber qual foi a grande revelação, que fico pensando se foi uma grande revelação assim. Mas vou falar sobre isso mais a frente! E eis que surge um novo ET, possivelmente os "crânios" por trás do plano de invasão. Tenho a estranha sensação que já vi algo parecido com aquelas criaturas magrelas em algum lugar só que não me recordo onde. O surgimento desse nova espécie não foi algo mantido oculto. Umas semanas atrás saiu um nota que afirmava essa inserção e aconteceu como o previsto. Do que eles são feitos e quais são suas habilidades especiais (entenda isso como "de que forma matam os humanos") só serão revelados mais para frente e eu realmente espero que não seja só na segunda temporada.

Com um ataque em massa a grande estrutura sobre Boston e apenas duas horas para dar um final digno à temporada, resta esperar que haja um retorno conclusivo a estes 10 episódios. Essa opinião poderá ser repensada no post da semana que vem, mais falando exclusivamente deste episódio, valeu a pena passar por tantos outros não tão bons e chegar ao lugar onde as coisas começam a ficar mais claras!

fsEpisódio 9 e 10 | Munity e Eight Hour

E depois de 8 semanas, 10 episódios e muitas opiniões a favor e contra, Falling Skies chega ao fim de sua primeira temporada de certo modo mantendo o que entende por coerência. Quem conseguiu entender que o ritmo da série foi esse e que não esperou grandes mudanças a cada episódio, chegou a season finale com um certo contentamento. Sou suspeito para falar, mas eu sinceramente gostei do que vi, não só agora como muita coisa ao longo da temporada. Não me julguem!

[...] com o ataque a grande estrutura de Boston ficando cada vez mais improvável de acontecer, Tom ter lançado um míssil contra ela foi algo gratificante. Eu realmente estava esperando que o final passasse vazia, sem nenhum dano a nave, o que seria frustrante, uma vez que os três últimos episódios cresceram ao redor dessa expectativa. Os estragos não foram muitos (e por um lado foi bom, porque eu realmente pensei que aquele míssil ia destruir a nave toda! Que bom que não aconteceu), mais valeu alguma coisa.

Agora, falando da sequência final e sua incrível semelhança com o filme Presságio, bem, criativo ou não, para aqueles como eu que irão acompanhar a segunda temporada, ficou uma curiosidade sobre o que vai acontecer com Tom após seu contato imediato de terceiro grau.


E fechando o balanço, Falling Skies teve uma temporada regular. Ainda que para nós tenha sido um erro, parece que a série comprou mesmo esse estilo mais brando e foi com ele no início ao fim. Não me arrependi de ter visto a série em momento nenhum. Houve momentos ruins, claro sempre há, mas também ouve momentos muitos bons, que é muito mais simples não comentar né!

Enfim, cada um com seu cada qual e para nós que gostamos, nos vemos em 2012 com a segunda temporada! Até! =)

3 comentários:

Gostei MUITO do que você disse! Porém achei o final um pouco 'apelativo'. Um professor de historia, consiguir em uma tentativa acertar uma nave em movimento, fazendo com que ela vá direto para dentro da estrutura e começe a desimbestar um monte de exploses. Sei lá um pouco exagerado. Até o último episódio, gostei mt da série, mais achei que o desfecho podia ser melhor.

Com certeza a série possui mais pontos positivos do que negativo!
me agradou bastante essa temporada que vejo como teste de aceitação!
espero que não demore muito pela segunda temporada!
e o fato de um professor de história, acertar um tiro em uma nave em movimento, é completamente aceitável, se tratando de spielberg,na minha opinião!
e tbm pelo o que eles passam, eu tbm me tornaria um super soldado em um mês.

Gostei Muito da série!

Até gostei mas tem umas coisas que não da para explicar. Os humanos andam pelas ruas como se não tivesse nada que poderia matá-los de uma hora para outra, meio paia isso. Eles deveriam estar escondidos sei lá. E outra, cade as super armas dos EUA imagina o que esses Ets num fizeram com o Brasil. Hehe

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!