23.1.12

O retorno de Spartacus

spartacus1Demorou e muita água passou por debaixo dessa ponte mais finalmente as primeiras aventuras de segunda temporada de Spartacus, denominada "Vengeance" podem ser vistas. A estreia oficial é dia 27 de Janeiro mas o primeiro episódio, "Fugitivus" já está disponível e está incrível! Cápua está fervilhando e o caldeirão está prestes a explodir.

O primeiro pensamento depois do fim do episódio foi semelhante ao final dos episódios da temporada passada e minissérie: "Que loucura!". Esse retorno não poupou nada que Spartacus tem de melhor, sangue, sexo e intrigas. Claro que ao longo dos seus 50 e poucos minutos, houve aquela pena gigante por não ter Andy Whitfield. Eu detesto ficar comparando e tal, porque temos que aceitar que as vezes as coisas não saem como gostaríamos, mas nesse caso é impossível. Andy foi tão visceral ao personagem que é estranho não tê-lo mais..

O "novo" Spartacus, interpretado por Liam McIntyre deve ser encarado pelo que ele é, uma nova versão do "herói" e não esperar uma atuação parecida, porque não será. No começo é muito estranho, parece que você está vendo outra personagem, você não consegue identificar o Spartacus velho conhecido e eu pelo menos passei grande parte do tempo no "como Andy faria". Ainda assim, a atuação de Liam não deixa a desejar quando tratada por si só.

spartacus2
A série começa logo após a fuga dos gladiadores e a queda da Casa de Batiatus. Os guerreiros estão literalmente tocando o terror pelas ruas de Cápua e buscando vingança, cada um a sua própria. De um lado está Spartacus desejoso pela queda de Glaber, responsável por todos os seus tormentos. Do outro Crixus procurando por Naevia. As tensões entre os grupos liderados pelos dois é grande, como era de se esperar e mesmo entre Spartacus e Crixus há uma amizade tensa.

Vemos também o romance entre Mira e Spartacus, que começou a ser fundamentada na primeira temporada enquanto o gladiador pranteava a morta da sua esposa. É estranho ver o mesmo personagem devotado que fez o que fez para ter sua mulher de volta já com outra, e essa é uma das marcas de Spartacus nessa nova temporada. A reformulação deixou para trás um guerreiro mais obscuro em seus próprios dramas e trouxe um mais ativo, líder, com um outro status dentro da esfera que vivem.

Falando do outro lado, eu fiquei muito contente com a decisão da produção da série em não matar Lucretia. A personagem mais mal caráter da primeira temporada e minissérie inclusive, caiu nas minhas graças no episódio final, durante o massacre. Fiquei sim com pena dela e do bebê. Agora ela surge desmemoriada, meio perturbada mas não sei porque, talvez conhecimento de causa, mas sinto que ela está mais lúcida do que demonstra, para o desespero de Ilyhtia que está crente que está por cima. E já que estamos nela, o será que o bebê é de Spartacus? Lembram do encontra das máscaras? Seria uma vingança incrível, porque Glaber já é corno e ainda por cima criar o filho do homem que mais odeia?

spartacus3
A elite romana está toda modificada depois dos últimos acontecimento, mas claramente ninguém vale nada o que vamos confirmar ao longo da temporada, que se continuar como o piloto, vai ser de tirar o fôlego. Vem muita coisa por aí, inclusive o retorno de Gannicus, o destino de Oenamus, a "aquisição" de novos membros para a legião dos gladiadores e muita luta, sexo e intrigas é claro.

Spartacus é o grande trunfo do canal Starz e acho que ninguém duvida da sua qualidade técnica, o cuidado com a cenografia, figuro, toda a estética da série, muito sangue falso jorrando e cenas de revirar o estômago e vocês vão concordar comigo. Os atores também, levados ao extremo e completamente entregues ao personagem. Depois de Roma, da HBO, a melhor produção sobre o mundo romano que a televisão já viu e arrisco dizer que será a maior antes do seu fim.

2 comentários:

Excelente análise. Compartilho muito da opinião desta crítica. Realmente a série é espetacular e os atores são ótimos. Quanto ao Spartacus, creio que com o avançar da temporada vamos de fato nos "acostumar" com esse rosto e esse novo jeito de ser Spartacus. Espero que atenda as expectativas dos fãs.

Obrigado pelo espaço para comentar.

to louco para ver a 2 temporada de spartacus.

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!