22.6.11

Os céus estão caindo! Considerações sobre Falling Skies

fallingskies

Eu demorei bem mais do que previa para escrever sobre Falling Skies e agora o trabalho é dobrado (o motivo no final do post). Era segunda-feira a noite quando parei bastante ansioso para ver o episódio duplo de estreia e quando digo ansioso, foi numa ansiedade trabalhada ao longo dos meses, no processo de conhecer a série. Falling Skies nem de longe foi uma série que eu estava morrendo de vontade de assistir, porque não sou um aficionado por ficção científica, mais o gênero me atrai de forma sutil.

Então, conforme os dias para estreia foram diminuindo e as informações por todos os lados em praticamente enfiadas goela abaixo, fui começando a ficar ansioso e a querer ver do que se tratava de verdade a série e o que estava por trás da bela edição e efeitos dos traillers, além das sinopses elaboradas para chamar atenção.

Uma das coisas mais interessante que logo de cara me saltou os olhos foi a grata decisão contar a invasão de uma forma rápida, utilizando de uma sessão quase psicológica, onde o personagem Matt, conta através de desenhos, como tudo aconteceu, da chegada dos invasores, como perdeu a família e todo básico essencial para se começar a história. Fazendo isso, Falling Skies deixa para trás as cenas da chegada das naves e da destruição das grandes cidades, nos poupando de cenas bem parecidas com Guerra dos Mundos e abrindo margem para eventuais flashbacks que podem vir a ocorrer ao longo da série.

Depois dessa introdução, conhecemos os principais personagens, Tom (Noah Wyle) e Hal (Drew Roy), pai e filho junto numa primeira cena de ação. Esteticamente falando, a ambientação de uma cidade dizimada e vazia que Falling Skies conseguiu é superior a que The Walking Dead fez, mas seus "saltadores" e "mechas" (como são divididos os alines) ainda me parece grosseiros e falta um acabamento melhor para que fiquei por exemplo, como os Cylons de Battlestar Galactica.

Destaco também os personagens e atores que conseguiram ser carismáticos, principalmente o protagonista, que faz um combatente calmo, preocupado e sempre com um tirada histórica na ponta da língua. Como próprio ator falou em entrevista, é tudo sobre a família e sobre humanos. O foco da série não está somente em tiroteios e explosões, apesar disso atrair grande parte dos telespectadores. Os personagens oferecem uma série de possibilidades e por transmitirem essa empatia, sofrer e torcer para que tudo der certo, deixa a experiência da série mais válida.

Outro ponto, são as referências históricas que a série tem, principalmente com a Revolução Americana, a começar pela cidade escolhida para a série passar. Boston foi o lugar de várias rebeliões, manifestações e batalhas pela liberdade dos Estados Unidos do domínio inglês, Também há várias citações sobre isso ao longo do episódio, uma nova guerra de reconquista para o povo americano.

Os dois primeiros episódios não foram aquele coisa incrível como nos fomos feitos pensar que seria, mesmo assim, não foi ruim. A audiência foi a maior da tv paga americana do ano, batendo até mesmo Game of Thrones, e tenho um pouco de medo disso, já que conhecemos essa história, a série começa com tudo e vai lentamente baixando a audiência até o cancelado. Espero realmente que esse não seja o destino de Falling Skies e que ela tempo para evoluir, porque tudo que séries de ficção precisam é de tempo, para além de conquista o interesse, conseguir achar o seu caminho, que na prática é mais difícil que na teoria.

Bem, sobre o trabalho dobrado é que além de comentários esporádicos aqui no Falando em Série, eu também estarei escrevendo semanalmente episódio por episódio no Canal de Séries e sugiro que você passe por lá e comente e participe das discussões sobre Falling Skies, assim como todas as série que o blog escreve.

Eu vejo você por aí! =)

Até!

13 comentários:

Então, não entrei nesse hype da série. Acho que vai ser uma série cansativa e arrastada, como foi The Sarah Connor Chronicles, que na teoria tinha tudo para ser muito boa, mas na verdade era arrastada demais, prometia muito episódio a episódio, mas parecia que nunca engatava a segunda marcha, tenho a impressão que esta série segue esta mesma premissa!
Vejo uma luz de cancelamento logo a frente!!!

Acho que o grande problema é que sempre vamos com muita sede ao pote, isso em todas as série, mais vejo que em ficção essa expectativa é maior ainda. Com Falling Skies, o nome de Spielberg fez com o todos esperassem algo grandioso demais e quando o chegou o momento e não foi bem assim, veio a onda de frustração generalizada que estamos vendo por aí!

Continuo com a opinião de que especialmente ficção científica, precisa de tempo para, parafraseando contigo, "engatar a segunda marcha". Espero que FS consiga acelerar! =)

Olá, Thiago!

Seriados que começam com grande expectativa são um perigo! Dificilmente conseguem o que todos esperam!

Ao contrário de você, sou grande fã de ficção científica. Seriados como Farscape e Battlestar Galactica estão entre meus favoritos. Mas, já comecei assistindo The Falling Skies sabendo que não veria grandes batalhas e naves espaciais zunindo por todos os lados. E o seriado cumpriu o que eu esperava: um drama familiar - bem ao estilo de Spielberg - onde as pessoas precisam lutar para superar uma grande adversidade.

Resta saber, como comentei em meu artigo, se o seriado conseguirá manter-se original e não cair no lugar comum. Continuarei acompanhando com interesse!

Um abraço e parabéns pelo ótimo texto!

Assisti todos os episódios, sofrendo muito esperando algo mais.
Oque concluí, não dá mesmo, tem que ser cancelada é muito mais muito ruim mesmo. Alguns motivos;
1- Batedores andando de moto de rally, até no The Walking Dead não faziam barulho para atrair zumbis, imaginem alienígenas com tecnologia infinitamente mais avançada.
2- Deixar um alienígena sendo "interrogado" por 2 médicos, nem se fosse a autópsia teria que ter pelo menos um "guarda combatente".
3- Vigias com rifles no topo (TETO) do "QG" escola desfilando de um lado para o outro como se fossem seguranças de mansão , tem que ficar é escondido e não a vista.
A única coisa que prestou foi o lance dos desenhos das crianças mostrando a invasão, solução simples e com excelente resultado, não sou fã de Battlestar,mas lá sim tinha um enredo e de certa forma drama,comédia...
Esta esta sendo para mim uma das piores séries de ficção, ñ precisa de efeitos especiais para fazer ficção científica, quem não achou o filme SINAIS bom ou excelente, as missões das várias franquias Stargate são melhores que as missões de resgate, reconhecimento, ataque ... de Falling Skies.
Espero realmente que seja cancelada o mais breve possível,

Detesto desapontar mais a séroe foi renovada para segunda temporada ano que vem e nem posso dizer que estou triste por isso! Sou um dos poucos, porem existentes, que gostam da série!

Gosto da série, fiquei empolgado no inicio achei que seria melhor, espero sim que seja renovada quero ver o que vai dar.

Grande blog está de paragens Thiago.

Abs,

Boas noticias então, a série já foi oficialmente renovada para segunda temporada no ano que vem! Ainda vamos ter pelo menos mais 10 episódios de Falling Skies a frente!

Obrigado pelo elogio ao blog! Fico muito contente em ter essa resposta dos vistantes e leitores! =)

Na boa, se quer drama familiar vai olhar novela, eu quero ver aliens e tiros.
Troço mais parado e sem graça. Me obrigo a assistir por que matei a cobra do seriado no primeiro epsódio e quero ver se se confirma. Acho desde o início que os Aliens não são invasores e sim escravos dos robôs que são os bandidos de verdade, tá tão óbvio...

Bem, como você mesmo viu, se a intenção é ver aliens e tiro, Falling Skies não é a série a ser vista! Depois de 7 episódios está claro que "é o que tem" então, só há duas saídas: a primeira é entender que a série é assim e continuar vendo assim mesmo ou parar de ver!

=)

Não é tão simples, o problema é que a gente se apega, tem gente que se apega até a cachorro. Acho que venderam gato por lebre, eu fui lá olhar esperando uma coisa, insisti um pouco mais, fiz projeções e espero desfechos e agora sou obrigado a olhar até o fim. Obrigado sim, por que quero saber o que acontece, mas ao final de cada episódio fica aquele gosto amargo... Enfim, não sou nenhum bruto, tb gosto de drama familiar, mas tem que ser bom, bem feito e não sei se cabe no formato série, preenche um filme, mas numa série começa a virar encheção de linguiça.

Nisso tem razão, também vejo muitas séries mais pelo costume do que por ser necessariamente boa, tipo "The Event". Falling Skies realmente irrita por não saber dosar a medida entre a ação e do drama. É o grande mal das séries que são supervalorizadas ao logo da divulgação, geram uma expectativa que não são capazes de atender. Já imagino como não será com Terra Nova!

É isso aí. O Walking Dead foi um pouco melhor, acertou um pouco mais nessa dose, mas só um pouco mais... Bom, vamos ver o que acontece.

Sou fã de ficção desde criança godizila túnel do tempo, elo perdido, Buck Rogers, etc.... onde assistiamos todo tipo de lixo por falta de opção ou pelo desejo ainda recente de se deixar alienar pelo advento TV, mais hoje fica difícil gastar mais do que 5 minutos com uma série muito ruim, o Spilberg é um kra de sucesso e sinceramente não precisava se desgastar com esse projeto

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!