27.10.10

The Event: Um grande sucesso ou um grande fiasco?

the_event

Acho que ninguém mais aguenta ver esse tipo de pergunta e suas variáveis. O problema é, que também ninguém tem uma resposta clara e concreta sobre a série. Tem aqueles com gostam de verdade da série, os que não gostam e os que, como eu, estou apreciando sem muito compromisso e quando se está nesse meio termo, fica um pouco mais fácil opinar, já que não será tendencioso para nenhum dos lados.

Primeiro de tudo, é essencial que deixemos de lado as comparações e de uma vez por todas tirar as séries de ficção da sombra de Lost. Tudo bem, Lost revolucionou as séries de ficção, se tornou um ícone da cultura atual, mas acabou. Ficará na lembrança como um ótimo seriado, mais não podemos pautar tudo que vai surgir daqui para frente a partir dela. Também devemos tirar as séries ficção da sombra de Flash Forward. Houve uma expectativa, a série não correspondeu e foi cancelada. Ponto. Isso acontece a torto e a direito e não devemos nos ater tanto a esses fatos. The Event é uma série independente dessas duas vertentes de sucesso e derrota e merece se apreciada sem estar a margem de nenhuma outra.

Partindo deste principio, vamos olhar a série de um modo independente. Bem, houve um grande burburinho antes da estreia e tal e como sempre, isso gerou uma ansiedade no público e que a julgar por mim mesmo, não foi correspondida. Todos sabiam que haveria um grande mistério que servia de plano de fundo para a história, entretanto, este foi revelado de uma forma rápida e sem nenhum suspense. Depois de um avião desaparecer em pleno ar, o que pensaríamos senão extraterrestres.
Logo em seguida fomos introduzidos no plano deles de voltar para casa e como esse plano demorou mais de 60 anos para sair do papel, fato também revelado sem nenhum grande alarde. Analisando fatos, é perceptível que aquilo que esperávamos ser o grande "tchan" da série é apenas a ponta do iceberg. E isso é realmente algo bom.

Veja, já que a existência dos ET's parece não ser tão importante, a julgar por como eles "apareceram", significa que há algo além e que no momento certo se mostrará. E a série precisa disso. A alguns episódio que ela está estagnada e previsível. As suas tentativas de fazer os pequenos detalhes grandes coisas está massificando os episódio, que poderiam pelo menos, deixar mais mistérios no ar afim de nos deixar curiosos para o próximo episódio, coisa que não vem acontecendo. Afinal, o evento é algo que irá acontecer, ou está acontecendo? Perguntas, perguntas e perguntas… Talvez essa seja a única coisa na qual aja uma grande acontecimento quando respondida.

No meu primeiro post sobre The Event eu havia reclamado e muito sobre a quantidade de flashbacks que a série tinha e como esperava, isso foi diminuindo a um nível aceitável, ao ponto de ser parte vital da série e trazer luz aos quartos escuros, ainda que isso seja revelar grande parte da história sem muita emoção. Talvez estejam levando a sério demais a frieza da ficção científica e abrindo mão de momentos mais emocionantes, do que racionalidade absoluta. Se posso destacar um momento realmente "sentimental" foi no sexto episódio, onde Simon, em um flashback, encontra seu antigo amor e pede perdão por tê-la abandonado.

E como eu não esperava ter a capacidade de responder a pergunta que intitula o post, este termina sem nenhum conclusão, simplesmente pensamentos soltos que me vieram. Sou um otimista e talvez, mesmo diante do improvável, esperando que a série consiga o seu auge, não comparando-a a um ou outro, mais sim pelo que ela pode fazer. Enfim, como sempre digo, "apreciando The Event com moderação".

Então, algo a dizer sobre ela?

4 comentários:

Eu sou um dos que sempre apostou em "The Event". Desde que saíram suas primeiras informações, quando começaram a compará-la com FlashForward, disse que iriam se surpreender.
E, pelo menos até o momento, creio que ela cumpriu seu papel. Afinal, até os que julgavam ser um fracasso, ainda não encontraram elementos para fundamentar suas críticas.
Enfim, concordo que a série ainda não alcançou o seu auge (até porque não chegamos nem na metade), mas ela ainda está conseguindo manter viva a dúvida e a curiosidade, o que é essencial.
No mais, só achei que você se contradisse: em um momento você criticou o fato de terem revelado a respeito dos ET's. No outro você se queixa por não terem revelado o que é o evento.
Ora, isso significa que a série está medindo bem suas tramas, revelando algumas coisas e mantendo o mistério de outras.
Não comparando, mas sabemos, através de LOST, que não é bom gerar somente indagações, uma vez que nem todas poderão ser respondidas.
Boa sorte para "The Event".

Não foi uma crítica à revelação da história do ET's, foi mais ao modo como foi feita e quanto ao evento, como escrevi, é talvez a única coisa que mantem algum mistério no ar, que pode (ou não) está relacionando a eles.

concordo com vc quando diz que os mistérios estão sendo revelados muito depressa, sem dixar um suspence maior, o que é bom p/ toda série do tipo né?!
mas por enquanto estou vendo, gostando mais do que não gostando, e torcendo p/ que de certo.

ps: gosto muito dos seus textos!!!

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!