11.11.10

(Re-Post) Sobre a Perfeição de Sons of Anarchy

Data Original: 28.09.10


(Só para verem esse vídeo, que foi uma das montagens mais lindas que eu já vi e que retrata um pouco do que eu tentei falar nesse post sobre esta série, cuja opinião sobre ela continua imutável)


Foram algumas semanas assistindo as duas primeira temporadas de Sons of Anarchy sem nenhum motivo aparente ao não ser assistir algo novo. Escolhida aleatoriamente entre algumas séries eu jamais poderia imaginar que eu estava diante da série mais perfeita que eu já vi na minha vida (e olha que não são poucas).

São tantas coisas para falar que talvez esse post fique enorme, com tamanha rasgação de seda que eu vou fazer. Possivelmente o post mais cheio de "puxa-saquismo" da história do Falando em Série, mais não tem como ser diferente. Se você não acham, bem, não podemos discutir os gostos pessoas de cada um, mais SoA é o sinônimo de perfeição em se tratando de séries de TV.




Ainda sim, é tão pouco reconhecida pelas premiações e por tudo mais, que de uma vez por todas me fez desacreditar e perder a resto da credibilidade que tinha em Emmys da vida. Sobre prêmios e indicações não feitas, meus momentos preferidos, considerações e resoluções sobre a série que mudou minha visão acerca do que é bom e do que é ruim, agora, no Falando em Série.

Eu não lembro exatamente como eu comecei a assistir SoA mais lembro-me perfeitamente da reação que eu tive. Foi tipo estado de choque seguido de "uau". Acho que é o tipo de reação mais comum diante dela. Daquilo eu eu vejo pela internet das pessoas que assistem, é quase unânime o que todos sentem.

A primeira temporada foi, como todas, experimental. Como o show ia acontecer, como as coisas iriam se suceder. Confesso que fiquei, não diria chocado, mais assustado com tamanha violência gratuita da série. Eu que até então tinha como violência máxima 24 Horas e Prison Break e uma longa lista de dramalhões e comédias engraçadinhas me vi diante de algo que eu não estava acostumado a ver em séries.

E como se já não fosse incrível o suficiente, a segunda temporada conseguiu elevar ainda mais o nível da série. Uma carga dramática impecável, atores com tamanha verdade naquilo que faziam que às vezes era impossível distinguir a ficção da realidade. E eu que pensava que não poderia ficar melhor...

Com o começo da terceira temporada, fui pego mais uma vez de surpresa. O episódio começou com o estilo conhecido da série. Depois do trágico fim da segunda temporada, tudo que aconteceu era mais ou menos esperado. Mas quando pensei que nada de surpreedente poderia acontecer, me surge aquele final espetacular.

O mais difícil de tudo isso, e era algo que eu falava comigo mesmo à cada fim de episódio, é aceitar que toda essa genialidade jamais tenha sido ao menos indicada a qualquer coisa. Já seria injusto se fosse indicada e não ganhasse, mais nem sequer ser lembrada? Eu não vejo Mad Men, mas eu fico imaginando o quanto ela deve ser perfeita para ganhar durante 3 anos.

Se como série já seria justíssima sua presença na categoria de Drama, o que dizer sobre a brilhante e impecável atuação de Katey Sagal? Gemma é de uma singularidade incrível. Retratada como uma mulher forte, destemida, mais completamente frágil. Me lembro de uma das cenas, senão a cena, mais bonita (no sentido de produção) da série, quando Gemma, diante de Jax, Clay e Tara, conta sobre seu sequestro e  estupro. Sabe aquelas cenas que não precisa de falas, simplesmente a expressão dos atores passa tudo o que é necessário? Katey deu um show. Lembro perfeitamente da minha reação dizendo: "E Kyra Segdwick é a melhor atriz de drama!??? Como assim!?".

O que me consolou foi uma resposta de Charlie Hunnam (Jax Teller) sobre a não indicação da série, onde ele falava que isso tudo era uma "merda" (exatamente essa palavra) e que a série não seria melhor ou pior por isso. Mas no fundo a gente sempre fica indignado quando algo muito bom não é reconhecido, ainda mais quando o que é não necessariamente no melhor.

Falem o que quiser, discordem a vontade, mais série perfeita para mim tem o nome de Sons of Anarchy e acabou. Eu não consigo me lembrar de quantas vezes eu fiquei estático, como se fosse o primeiro episódio. Quantas vezes eu me perguntei "como isso é possivel?". Eu tentei procurar algo de ruim para falar sobre a série, mas como meu fanatismo está em níveis alarmantes eu não consegui. Jax é o anti-herói perfeito. Tara é o tipo de mocinha que eu amo, aqueles que não tem medo de descer o braço em alguém. Gemma, nem sei o que dizer. Clay, apesar de ficar o primeiro episódio da primeira temporada todinho comparando o Hellboy com um macaco (porque ele me lembra um macaco, sabe quando o Goku virava macaco em DBZ? Enfim...) também é ótimo como o líder da matilha.

Enfim, eu poderia ficar aqui listando um monte de tópicos, um monte de coisas, rasgando mais seda, tecendo elogios gratuitos que nos levaria apenas para uma única resolução. Sons of Anarchy é perfeita e não há nada nem ninguém que me convença do contrário.

Até!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!