10.1.11

Cougar Town e o exemplo de falta de planejamento

ct(Resoluções de Ano Novo: Abraçar nosso estúpido título e perder 2 quilos)

Cougar Town talvez seja o exemplo mais atual de falta de planejamento em uma série de TV e como qualquer coisa mal planejada os resultados são ruins.

O ano era 2009 e parecia que mulheres mais velhas e homens mais jovens seriam a tendência na comédia naquele ano, visto que pelo menos três séries com o tema estreitaram naquela Fall Season e Cougar Town era uma delas. Talvez a mais esperada não por sua premissa genial mas simplesmente por ser protagonizada por ex-Friends Courtney Cox que estava longe da TV desde o fatídico "Dirt" em 2003.

A série começou e não era lá grande coisa por suas situações comuns e nada originais que se pareciam muito com todas as outras produções que envolviam o tema e a atuação de Courtney como a quarentona-pagando-de-gatinha Jules não convenceu ao primeiro momento.

Mais Cougar Town tem um bom elenco e depois da primeira metade da primeira temporada a engrenagem pareceu entrar nos eixos e tanto a história como o desempenho dos atores, sozinhos e como grupo cresceu bastante e a história começou a tomar um rumo que ninguém esperava, ninguém mesmo, nem a produção da série, que viu a proposta inicial da série indo por água abaixo conforme aos personagens criavam um "grupo de bairro" e Jules deixava suas aventuras como garotões para engatar um romance muito bem vindo com Graysson, gerando muitas situações engraçadas com os demais e cenas mais "fofas" e "dramáticas" com seu ex-marido Bobby.

cougartown

Assim a primeiro temporada acabou e alavancou a série como uma das melhores estreias em comédia daquele ano e um exemplo superação, já que ninguém dava muito por ela e uma segunda temporada era algo impensável até o meio da temporada. E foi nesse clima de mudança de enredo que surgiu as especulações sobre a possível troca de nome da série.

Para quem não sabe, "cougar" é um termo usado nos Estados Unidos para mulheres que namoram homens mais novos, e tinha tudo haver com a série antes dela se tornar uma comédia sobre amigos e relacionamentos . Todo o problema acerca de mudar ou não era que a série poderia sofrer com essa alteração, já que as pessoas se acostumaram com Cougar Town, mais por outro lado, a manutenção do título poderia afastar os novos telespectadores, que poderiam presumir algo que a série era e não é mais, entendeu?

E nesse impasse a segunda temporada estreou e para brincar com a situação, à cada nova vinheta de abertura, acima do título, pequenas subtítulos, entre eles "(Ainda) Cougar Town", "Isso não é o que parece", "Arrumar um título é uma coisa difícil", para tentar desvincular a associação que as pessoas naturalmente fazem, apesar de grande parte das pessoas chamarem Cougar Town de "A série da Mônica" (o que provavelmente vai acontecer com Episodes, de Matt LeBlanc e Mr. Sunshine, de Matthew Perry que serão "A série do Joey" e "Chandler" respectivamente).

Cougar Town encontra-se na mesma situação da primeira temporada, um declínio em sua audiência, mesmo recebendo muitos telespectadores de Modern Family, entretanto, à nível de história, a série encontrasse amadurecida dentro daquilo que se propõe. Como já disse antes, não podemos esperar uma "comédia séria" de algo que é claramente "bobo". Particularmente eu acho os encontros do vinho muito bons e as relações entre personagens que vem se expandindo, abrindo margem para muitas ramificações, como a amizade de Graysson e Elis, o possível romance entre Laurie e Travis e por aí vai.

Ainda sim, Cougar Town sofre com a falta de planejamento e escolhas erradas que a essa altura não são possíveis de se modificar e não resta muito senão torcer para boas escolha daqui para frente e que as pessoas enxerguem o valor (ou não) da série pelo que ela faz em seus 20 minutos no ar e não o título. Aquela velha história de julgar o livro pela capa e Cougar Town vem sentido o peso de uma má escolha.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!