26.1.11

Considerações filosóficas sobre Harry’s Law

harryslaw

Disse no post anterior a este que as vezes algumas coisas nos surpreendem nessa maratona de novos episódios e série que, como eu, algumas pessoas fazem. Também já disse não sei quantas vezes da necessidade que devemos ter (ou não) de estar mais abertos as novas séries e dar chances dela mostrar seu potencial (quando é claro ela mostra algum). Foi nesse contesto que assisti a Harry's Law, a nova série da NBC, estrelada por Kathy Bates que mais uma vez traz o ambiente de advogados, júri e julgamentos, uma combinação que parece que nunca será deixada de lado.

Graças a isso é difícil encontrarmos algo que se destaque no meio de algo tão visto e tão massivamente explorado por séries clássicas com Law & Order e afins. O que torna Harry's Law diferente? A protagonista talvez, mais ao invés de perguntar porque a série vale a pena, que tal nos perguntamos porque ela não valeria?

Eu sou uma pessoa que sempre encontra sentidos "filosóficos" ou "poéticos" naquilo que assisto. Sabe, tirar lições que podem ser usados e é algo como uma mania (decidam se isso é bom ou ruim). O fato é que graças isso, pude perceber que ainda que o tema utilizado fosse sobre advogados e tal, a história em si poderia ser ambientada em qualquer segmento, por tratasse de recomeços. Recomeços depois de perceber, ainda que tardiamente, que sua carreira não vale a pena, recomeços após uma tentativa de suicídio frustrado, recomeço após ser defendido como nunca havia sido. São tantas possibilidades e a série retrata um pouco dessa esperança de sentimos diante do novo.

Você pode até estar achando "que pessoa mais doida, tirar tudo isso de um episódio de série!", mais eu parto do fato de que qualquer forma de entretenimento pode acrescentar algo em nossa vida que não necessariamente diversão. Por enquanto, quando você lê um livro, muitas vezes a moral da história, ou acontecimentos nele são absorvidos, mesmo inconscientemente e acredito que a televisão não fique fora disso.

Adorei Harry Law a partir deste ponto de vista. Olhar a série como uma história contada pela visão do mundo judiciário ou invés de uma série judiciária pode mudar completamente a perspectiva. Um série sobre recomeços... é gostei! E sabe, não importa quanto tempo vai durar, ou se vai ser cancelada no final. Como opinião pessoal, acho que quem gosta somente de séries que são sucesso, ou que gosta até que ela dá um vacilo não pode se auto-intitular fã de série no sentido generalizado. É gostar do grande ao pequeno, dar chances iguais.

Deixa eu terminar por aqui, porque as palavras e os argumentos bem surgindo e se deixar eu crio um post gigantesco sobre os desdobramentos que esse tema pode causar. Para você que se perdeu no sentido do post, é só para falar que gostei de Harry's Law. Se você além disso, tire suas próprias conclusões!

Até!

3 comentários:

Então somos dois loucos, porque eu só assisto uma coisa se puder tirar algo de útil dela, nem que seja uma minima lição.
Já li muita coisa ruim por ai de Harry's Law e quase acreditei, então fui conferir. E pra mim, é uma salvação no meio de tanta série "fodástica", "premiada", "cabeça" e o caramba a quatro. Assisto sim séries fodásticas (Boardwalk Empire), premiadas(breaking bad), mas séries com um Q filosófico ganham muito minha atenção.
E pra mim, sinceramente, quem não gostou de Harry's Law (a não ser que não goste do genero) é que não está é nem ai mesmo para o rumo que o mundo está tomando, do como as pessoas estão desistindo tão facilmente das outras, e para o que é realmente importante na vida.
Harry's Law pode até não ser super, hiper, mega, ultra. Pode não ser digna de premio algum, e pode não ser uma série que vc tenha que rever o começo p/ poder entender o fim, mas pra mim é exatamente o que a sociedade está precisando assistir!

Não sei se conseguiu entender meu ponto de vista. acho que coloquei muito drama^^. Mas é o q acho, e concordo com vc em cada parágrafo desse texto, que por sinal está ótimo. Parabéns!

:) Entendi exatamente o que quis dizer e fico contente por ter visto no que eu escrevi algo para concordar! Fiquei muito contente com seu comentário! Obrigado pelo elogio!

oi thiago!
Voltei só pra dizer que Harry's Law está se saindo melhor do que eu esperava. Muito melhor na verdade.
Impressionante como eles conseguem mostrar os dois lados da situação, quando que de cara, só enxergamos um.
O episódio que muito me agradou(apesar do 1X05 ter me agradado bastante, principalmente no discurso da harry sobre os advogados) foi o das redes de fast-food. Logo no começo do episódio pensei "mas ela não foi obrigada a comer!" então com o decorrer do episódio e com o discurso do tommy jefferson mudei de opinião.
Então voltei apenas pra comentar e pq não, compartilhar com vc, minha 1° lição aprendida com hary's law: seja qual for a situação, sempre existirá dois lados. Olhe para o todo e não apenas para o que lhe apetece. ;)
E é isso. Obrigada por mais uma oportunidade de falar dessa série que considero estupenda!!!

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!