23.1.11

United Kingdom… of America: Da desnecessária Skins à bem-vinda Shameless

shameless_skins_us

Cada uma das três adaptações americanas para sucessos britânicos trouxe consigo considerações e opiniões diferentes. A desnecessária (e controvertida) Skins, a inicialmente insossa (e com chances de melhora) Being Human e a salvadora da pátria e a mais bem-vinda das três, Shameless.

Talvez Shameless seja tudo que não estamos acostumados a ver em dramas familiares. Apesar da base em que a série foi construída, o alcoolismo, seja um tema muito explorado e consequentemente enjoado, a série conseguiu dar um sentido novo a desestruturação que a bebida traz a uma família, ao mesmo tempo, a força de vontade de seus membros em fazer com que tudo seja o mais normal possível, mesmo em situações claramente impossíveis disso acontecer.

Como se não bastasse o tema central que pode ser desdobrado em infinitas possibilidades, ainda surgem as tramas secundárias, igualmente prósperas. Emmy Rossum em dois episódios mostrou um talento incrível no papel da praticamente chefe-de-família Fiona, responsável pela parcela de responsabilidade da família Gallagher, cujo patriarca encontra-se na grande maioria das vezes caído pelos cantos, da casa ou do Canadá. Além da responsabilidade, Fiona também é a reserva moral e de esperança daquela família e faz o que está ao seu alcance para mante-los unidos.

William H. Macy, interprete do protagonista Frank desempenha um personagem tão tragicômico que é capaz de arrancar risos em cenas improváveis e quando a cena colabora para a comédia, destaca-se mais ainda suas qualidades como ator. Como Macy, todo o elenco está afiado e encarnam de uma forma completa todo o personagem.

Diferente de Skins e Being Human, não tenho como comparar as versões, já que não vi Shameless UK, mais acredito que graças a isso eu posso aproveitar mais da série, vendo-a como algo original e sem esperar que seja melhor ou pior do que a série da qual se original, fato que torna as duas outras completamente subestimadas de sua capacidade, já que temos como parâmetro o que já foi feito e na maioria das vezes, não queremos nos adaptar.

Skins, a primeira palavra que me veio a mente durante e após a exibição foi "desnecessária". A série não acrescentou nada e não consigo entender que espécie de retratação fiel da juventude que eles tentam fazer e não estou dizendo que a série foi uma completa chatice, houve momentos legais (e é esse o adjetivo) mais nada que fosse suficiente para caracterizar uma vontade de assistir ao segundo episódio e assim por diante.

Bem, se uma coisa ambas as séries (UK e US) tem é o poder de causar polêmica. Apenas com um, a série da MTV já gerou muito assunto por causa do seu elenco, basicamente formado por menores de idade em cenas de sexo, o que segundo a lei americana, caracteriza exploração infantil. De fato a série faz uma "adultização" dos adolescentes, colocando-os, muitas vezes, em situação desnecessárias nunca série que deveria retratar a realidade dos jovens.

Enfim, trocando em miúdos, Shameless é ótima, Being Human (mais sobre a série aqui) é regular e Skins é descartável! Opiniões diferentes, outros pontos de vista ou querer dizer que eu não sei o que estou falando, só comentar!

Até!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!