12.10.08

Dia das Crianças Falando em Série - Ultima Parte

Estamos chegando no fim, mais deixei a melhor (na minha opinião) para o final. Essa família já está no ar a 20 anos e parece que está longe o seu fim. The Simpsons coemçou em 1989 e ninguém imaginava tanto sucesso assim. Claro que hoje, a série é acompanhada por crianças e adultos de todas as idades mais o que ninguém pode negar é que quando começou, assim com os desenhos que foram mostrados aqui, como também Mission Hill, Os Oblongs, South Park, etc, categorizado com 'desenho para adultos' com piadas e cenas que quando surgiu era "proibida para menores". Hoje, no entando, as sátiras e comentários destes desenhos já não são "nada de mais" para ninguém. Entretando em alguns países a realidade é outra. O último país a proíbir "The Simpsons" foi a Venezuela, mais também Argentina (que proíbiu a exibição do episódio que satirizavam Eva Perón) e o Brasil (no episódio Feitiço de Lisa, que mostrava uma visão "ruim" do Brasil. Numa das cenas Homer é assaltado por um taxista! Será que isso é muita mentira...?).



A primeira temporada contou com apenas 13 episódios. Os desenhos foram ao ar nos Estados Unidos entre janeiro e dezembro de 1989 e maio de 1990. Esta temporada é a única que não possui um especial de Dia das Bruxas.
A segunda temporada introduziu diversos novos personagens, como Troy McClure e o Dr. Hibbert. Os 22 episódios foram ao ar no horário nobre entre outubro de 1990 e julho de 1991. Diversos artistas emprestaram suas vozes para o desenho, dentre eles Dustin Hoffman, Danny DeVito, Ringo Starr, Larry King, James Earl Jones e Tony Bennett (que foi a primeira pessoa a aparecer no show como ele mesmo). O episódio de abertura, A Prova Final de Bart, é o segundo mais visto do programa, com 33 milhões de telespectadores nos Estados Unidos (o primeiro é Quem Matou o Senhor Burns?). No dia 25 de outubro de 1990 foi exibido o primeiro especial de Dia das Bruxas, chamado de Treehouse of Horror. Foi a primeira vez que a série ganhou um Emmy.
A terceira temporada, exibida entre setembro de 1991 e maio de 1992, teve como convidados o músico Sting e a banda Aerosmith. Nela, um episódio-chave da série conta como Homer se casou com Marge e conseguiu o emprego na usina nuclear. Em outro episódio, Homer prepara uma bebida com base em xarope para crianças, o Moe Flamejante.
A quarta temporada teve 22 episódios e foi ao ar pela primeira vez entre setembro de 1992 e maio de 1993. Barry White, Elizabeth Taylor e Red Hot Chili Peppers figuram entre os convidados do show.

CURIOSIDADES


Diferentes informações sobre o universo de The Simpsons são lançadas a cada episódio, o que dificulta a tarefa de elaborar biografias consistentes. Para se ter uma idéia da quantidade de controvérsias geradas a partir de problemas com continuidade, de acordo com o livro "Simpsons Fun Calendar", publicado em 1993 por Matt Groening, Maggie teria nascido em 19 de agosto de 1985 e Bart em 17 de dezembro de 1979. Já no livro UFA, Groening afirma que Bart nasceu em 1 de abril de 1980. Mas, no episódio "My Sister, My Sitter", Bart diz que é dois anos e trinta e oito dias mais velho que Lisa, o que faria com que seu nascimento tivesse ocorrido em 25 de junho de 1982.

Há ainda muitas outras controvérsias geradas pela continuidade. Tome por exemplo o endereço da residência dos Simpsons em Springfield, que mudou de 94, 59, 1094, 723 e 742 Evergreen Terrace, o mais provável por ter sido citado por Matt Groening numa entrevista à apresentadora de televisão Oprah Winfrey. O endereço em Evergreen Terrace (Terraço Sempre-Verde) é uma homenagem à rua em que Matt Groening viveu quando criança.

Como último exemplo de problemas de continuidade, cabe mencionar os números de telefone da família Simpson. Antes do episódio "Simpson and Delilah", o número de casa era 555-6528, depois dele, passou a ser 555-7334. O mesmo vale para o telefone do trabalho de Homer. Antes do episódio era 555-6832 e depois virou 555-6754. Já na terceira temporada, o número de casa é 555-8707. No episódio "Mr. Plow", os telefones do comercial de TV de Homer mudam novamente. O de sua casa é 555-3223 e o do trabalho é 555-3226 Por fim, no desenho "The Canine Mutiny", Bart assina uma proposta de cartão de crédito com o telefone 555-3126. Apesar desses indícios, pode se pensar na possibilidade que ocorreu no episódio em que os Simpsons vem para o Brasil (Feitiço de Lisa). Neste episódio mostra que a operadora de Springfield muda constantemente de sistema, além de demonstrar que Homer fica sem pagar sua conta de telefone.

Como os produtores da série deixaram de se ocupar com aspectos de continuidade a partir da quinta temporada, especialistas que participam em listas de discussão e sites afins pela web fizeram o mesmo.



É, acabou!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!