2.10.08

As Séries na TV Aberta - Parte Um

Séries na TV Aberta Brasileira



Hoje eu não postei com a freqüencia que sempre posto exclusivamente por não ter nada preparado para postar, só que navegando pela internet encontrei artigos que me inspiraram para esse post.

-> Está claro que as emissoras de TV estão numa batalha louca por audiência e estão apostando que tem (e o que não tem) nas variedades de programas (que não são variadas assim) e o retorno de antigos sucessos a grade de programação. É o que está acontecendo, a Rede Globo trará no segundo sementre no ano que vem uma nova temporada de "Os Normais" que já tinha aposentado sua vida útil a muito tempo, sem contar a criação das novas séries para tentar atrair a atenção do público.

Vamos agora para um panorama geral das séries de TV exibidas atualmente nos principais canais abertos brasileiros. Estamos falando do SBT, Record e Globo, os principais expoentes brasileiros em televisão (umas mais que as outras mais tudo bem).


A emissora de Silvio Santos apesar de exibir séries conhecidas do público como Grey's Anatomy, Smallville e Ugly Betty além do antigo "My Wife and Kids" (Eu, a patroa e as crianças) e os atuais Chuck e The New Adventures of Old Christine ela não consegue ser uma potência brasileira em séries de TV.
Motivos? Tem aos montes.
Um deles ( e acho o principal deles) é a reprise infindável dos episódios antigos e a retalhação que fazem com eles. Exemplo, My Wife and Kids que deixou de ser produzido em 2005 (protagonizando na minha opinião, um dos maiores erros da história da TV) ainda é exibido como cortes grosseiros e com um publicidade de uma "season premiere". Por mais que a série seja divertida (e é) as reprises incessantes são cansativas. Por que séries que passam as 6 da manhã do domingo não ocupam os dois horários que esta série ocupa na grade. Chuck e Christine são bons candidatos.
Outra coisa que podemos resaltar ( e isso vale para tudo que o Brasil importa para os seus canais) é a mania de inventar nomes muitas vezes absurdas para as séries, filmes e etc...
Por exemplo: Nip/Tuck como Estética, Two and a Half Man como Dois Homens e Meio (digamos que ficou suspeitíssimo) entre outras. Segue um link bem legal sobre o curioso mundo dos nomes das séries. Vale a pena confirir: Aqui.

Lista de Séries exibidas no SBT ( e seus respectivos nomes originais)

A Paranormal (Medium)
A Sete Palmos (Six Feet Under)
Arquivo Morto (Cold Case)
As Novas Aventuras de Christine (The New Adventure of Old Christine) - The longe a melhor tradução)
As Visões de Raven (That's So Raven)
Carnivale (=)
Chuck (=)
Desaparecidos (Without a Trace)
Divisão Criminal (The Closer)
Em Nome da Justiça (Close to Home) Prefiro não comentar...
Estética (Nip/Tuck)
Eu, a patroa e as crianças (My Wife and Kids)
Família Soprano (The Soprano's)
Grey's Anatomy
Homens às Pencas (Men in Trees)
Invasão ( Invasion)
O.C - Um estranho no paraíso (The O.C)
O Vidente (The Dead Zone) ¬¬
OZ
Smallville (Não sei como não foi importada como "Pequenópolis")
Sobrenatural (Supernatural)
Ugly Betty
Veronica Mars
West Wings

to be continued...

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!