19.9.10

Fall Season 10: Boardwalk Empire (Entrevista com Terence Winter e Martin Scorsese)

boardwalk-empire-poster_437x589BOARDWALK EMPIRE (HBO)
Primeira Temporada
Episódio Boardwalk Empire (19|09|09)


A série que se passa durante os conturbados anos 20, acompanharemos a trajetória de Enoch "Nucky" Thompson, o tesoureiro de Atlantic City e grande chefe do crime organizado. Parte político, parte gângster, Nucky se sente confortável nas duas posições e nada o impedirá de expandir o seu império - até que um de seus seguidores comete atos impensados para obter mais poder, o que pode colocar tudo a perder.



Em que resultaria a combinação do premiado escritor Terence Winter com o super cineasta Martin Scorsese. Bem, você poderá ver o fruto dessa união a partir de hoje, pois juntamente com Mark Wahberg e Steve Levinson, deram vida a Boardwalk Empire, a nova série da HBO.

Passada na Atlantic City dos anos 20, às vésperas da Lei Seca, e contará a história das pessoas que compõe a máquina política e criminosa por trás do brilho e do glamour da cidade. Junto com o talento por trás das câmeras, o elenco inclui os atores Steve Buscemi, Michael Pitt, Kelly MacDonald, Michael Shannon, Dabney Coleman e Gretchen Mol.

Confira o que Terence Winter e Martin Scoresese tem a dizer sobre a série:


slice22


TERENCE, COMO VOCÊ SE INTERESSOU POR ESTA ÉPOCA E EM QUANTO TEMPO VOCÊ ORGANIZOU TUDO ISSO?

TERENCE:
Eu sempre me interessei nos anos 20 e o mundo dos gangsters em geral. Para o fim de "The Sopranos", veio a mim um livro, que Mark Wahlberg e seu parceiro Steve Levinson gostaria que eu opinasse, chamado Boardwalk Empire, inspirada na história de Atlantic City. Ele disse: "Por que não lê e vê se há algo ali que seja uma série para você." E depois disseram: "Ah, Martin Scorsese está anexado ao pacote, se você encontrar uma série lá." Então eu disse: "Asseguro que encontrarei uma série aqui!".
Então eu li o livro, que narrava a história da cidade a partir do momento que ela nasceu até os dias atuais. Havia um par de anos em particular que saltou aos olhos. Os anos 20 foram os mais interessantes para mim porque é uma época pouco vista no cinema e quase nunca na TV. Os grande acontecimentos como a Lei Seca, o voto feminino, programas de rádio e a I Guerra Mundial estaram presentes no enredo. Foi simplesmente irresistível.


SCORSESE, O QUE TEM ESTE PROJETO E SCRIPT PARA VOCÊ DECIDIR FAZER UMA SÉRIE DE TV À ESSA ALTURA DE SUA VIDA?

SCORSESE:
Eu acho que é o mapeamento do mundo e do submundo, assim como em Mean Streets, Os Bons Companheiros e Cassino. As principais áreas urbanas tinha muita atividade de gangues. Além disso, há o romance da América com os bandidos e os heróis trágicos. É sobre como ele ressoa hoje, não só na América, como em todo mundo. Álcool dizimaram a classe operária e de te tantas pessoas. É também sobre como os personagens e as pessoas interagiam com o mundo naquela época.

ESTA SÉRIE PODE DURAR VÁRIAS TEMPORADAS?

TERENCE:
Sim, certamente. Os anos 20 em si é apenas um plano de fundo. Há tanto material lá e o mundo que nós criamos, como os personagens se relacionam e interagem uns com os outros. É uma narrativa longa. Um romance épico e se Deus quiser, vamos ter a oportunidade de fazer isso.


boardwalk_empire_tv_show_image_01
SCORSESE, TENDO DIRIGIDO O PILOTO, COMO VOCÊ DEFINE O ESTILO PARA O RESTO DA  SÉRIE?

SCORSESE:
Baseado no que Terry tinha escrito, eu só fui em frente, tentando visualizar a melhor imagem que pude, assim como num filme. Foi uma experiência revigorante. Eu tive um grande momento com os atores. Visualizei como eu faço normalmente no cinema. Para mim, os anos 20 são muito especiais, porque quando eu estava crescendo no final dos anos 40 e no começo dos 50, os 20 estavam apenas 15 ou 20 anos no passado e meu pai e minha mãe falavam muito sobre eles. Então, me senti confortável com isso.


SE A SÉRIE CONTINUAR, VOCÊ PLANEJA DIRIGIR MAIS EPISÓDIOS?

SCORSESE:
Eu gostaria sim. É sobre o agendamento de questões. Mas eu gostaria.


TERENCE, QUANTO DA HISTÓRIA É PRESENTE E QUANTO É FICÇÃO? OS TELESPECTADORES VÃO SENTIR COMO UMA COISA REAL OU APENAS DIVERSÃO?

TERENCE:
Estamos tentando ser o mais historicamente correto possível. Eu não posso lhe dar uma porcentagem real, mas diria que estamos funcionando à 90% em precisão histórica. Havia um par de ocasiões em que os eventos não acorrem exatamente no dia ou mês que ocorreu, mas em termos de narrativa e tendo licença criativa, não altero muito coisa. Nós tentamos fazer a história o mais preciso possível.

Boardwalk_Empire_image_HBO-8-399x600 SCORSESE, NOS ÚLTIMO 20 ANOS, O TRABALHO NA TELEVISÃO, ESPECIALMENTE NA TV À CABO ESTÁ SENDO REVOLUCIONÁRIO. COMO UM DOS REALIZADORES DO MARCO DA GERAÇÃO 70, VOCÊ NOTA ALGUM PARALELISMO COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO AGORA NA TELEVISÃO?

SCORSESE:
Eu acho que é sem dúvida interessante o que está acontecendo agora, nos últimos 10 anos, particularmente na HBO, foi o que esperávamos em meados dos anos 60 quando os filmes eram feitos para televisão. Esperávamos ter esse tipo de liberdade e a capacidade para criar um outro mundo e desenvolver uma longa história em forma narrativa. Isso não aconteceu nos anos 70 ou 80 com a televisão. Este é um bom exemplo, a HBO foi realmente uma pioneira nesse processo, com as extraordinárias séries que tivemos. Eu tenho tentado ao longo dos anos, me envolver nessa natureza. As séries que tem sido feitas são inteligentes, brilhantes. É uma nova oportunidade para contar histórias, que é muito diferente da televisão do passado.!


Boardwalk Empire estreia hoje na HBO!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Então, já que você chegou até aqui, comenta vai!